Produtos para organizar a casa

Catálogo da Ikea - organizadores de armários

Faz tempo que quero fazer uma série de posts sobre compras nos EUA, porque adoro quando encontro um post assim, em que alguém teve a maior boa vontade de fotografar tudo que comprou, indicar as boas lojas que foi e ainda testar os produtos para dizer se são bons ou úteis mesmo!
Na última vez que viajei, saí de casa com uma lista enorme de coisas legais que queria comprar ou, pelo menos, olhar de perto para ver como era, de que forma funcionava, que tamanho tinha... Algumas eu trouxe, outras eu desisti de comprar e outras tantas eu não encontrei. 
Vou começar contando o que eu comprei para organizar a casa.
Quem gosta de tudo em ordem e procura soluções simples e legais para colocar a bagunça no lugar, a loja The Container Store é ideal! Lá tem soluções bacanas para aquele monte de fios e cabos que você tem em casa, as pilhas que você não sabe onde colocar, os sapatos que você não sabe como guardar, separadores de gavetas bonitos, organizadores de bolsas... E também tem aquelas coisas super diferentes que você adoraria ter, mas que não terá como colocar na sua bagagem! Ai que raiva! rs
Os CableClips foram a solução mais estilosa que encontrei para a minha caixa de fios e cabos. Eles tem a cara dos produtos da Apple e são vendidos em 3 tamanhos. Eu comprei o pequeno e o médio (na foto abaixo são, respectivamente, o verde e o laranja).
Os pacotinhos vem assim: 6 pequenos em verde e cinza; 4 médios em laranja e cinza; ou 2 grandes em gelo e cinza.
Nos pequenos cabem apenas fios como de fones de ouvido e celular e, por isso, um pacote foi suficiente para mim. Nos médios cabem fios mais longos ou de maior espessura. Os maiores são para cabos como os de computador e TV. Eles são muito úteis para fios que ficam guardados em caixas, armários, bolsa e no carro.
Para fios que ficam o tempo todo esticados e expostos, como os da TV, telefone, DVD etc, a loja também vende um outro produto da marca Bluelounge, que é o CableBox. Esse eu só conheci depois que voltei, então vai para a lista de uma próxima viagem!


Outro produto que só conheci depois que voltei foi o CableIDs, um identificador de fios que parece ser bastante útil. Pretendo comprar numa próxima oportunidade, porque vários dos meus cabos eu fico na dúvida de qual aparelho eles pertencem.

Compramos um organizador de pilhas e agora, quando abrimos um pacote e usamos apenas uma parte delas, as outras pilhas não ficam mais jogadas.
Também entrou na nossa mala o Fabric Shaver, ou "papa-bolinhas', como é chamado aqui em São Paulo. Ele é mais fácil de ser encontrado no Brasil, talvez nem seja tão mais caro do que o que pagamos ($8), só não tenho como comparar a qualidade. Eu gostei do que compramos porque ele remove bastante bolinhas das roupas.

A loja vende várias bolsas térmicas bem práticas. Compramos 2, ambas dobráveis e plastificadas por dentro, o que impede o vazamento de líquidos. A menor é perfeita para levar para o trabalho dentro da bolsa, mas ela refrigera por menos tempo do que a que tem fechamento em zíper: apenas por algumas horas. Nela cabem frutas ou um refrigerante e/ou iogurte.

Eu me apaixonei pelos organizadores de armários! As gavetas levemente transparentes são muito práticas e bonitas! Nessas horas, tudo que eu queria era poder voltar pra casa de carro e comprar tudo sem me preocupar com o volume! Elas são vendidas separadas, em vários tamanhos e encaixam naqueles trilhos vendidos no Telhanorte, Leroy Merlin, Casa e Construção etc.


Outro produto que ganhou meu coração foi a caixa de acrílico transparente em vários tamanhos! Isso é uma maravilha dentro dos armários e gavetas, mas não dentro de malas! rs
Para a geladeira há muitas coisas interessantes, inclusive do mesmo material dos compartimentos internos que já vem com o eletrodoméstico!
Caso você se apaixone por uma etiquetadora, essa não é a melhor loja para comprá-la. Em outros lugares você encontrá mais variedades do produto por um preço menor.
Quem trabalha ou gosta de artesanato enlouquece nessa loja: tem muitas opções de organizadores!
Compramos outros produtos de organização na Ikea, uma loja bem parecida com a Etna, que temos aqui no Brasil. A principal diferença entre elas é, sobretudo, os preços. Dá vontade de chorar quando você vê, por exemplo, cadeiras lindas por $15, cozinhas completas e maravilhosas por $700. Mas existem muitos produtos legais também para o comprador-viajante!
Para organizar o armário compramos umas caixas brancas perfeitas para guardar roupas de uma estação quando estamos em outra, como blusas de frio, cachecóis e luvas durante o verão. São reforçadas e vendidas dobradas, o que facilita o transporte. A altura e profundidade foram perfeitas para o meu guarda-roupas.
Não servem para guardar coisas muito pesadas, porque o fundo não é tão firme assim. Dão um visual bem legal no interior dos armários e tem puxadores (clique na imagem para ampliá-la).

O pacote de caixas grandes custa $15 e vem com 3 unidades. As caixas médias, $6 cada

Imagem do catálogo da loja. Dá para entender a variedade de tamanhos do produto

A minha dica para quem pretende comprá-las é tirar a medida das prateleiras do seu guarda-roupas antes de viajar porque é difícil ter noção do tamanho quando estamos na loja, ainda mais com os pacotes fechados e os produtos dobrados!
O que eu não encontrei para vender, mas que recomendo a compra, são separadores de gaveta (tem de vários tipos e em vários materiais). Eu só procurei os de acrílico, porque não queria perder muito tempo na loja: ela é muito grande! 

Nessas gavetas há diferentes tipos de divisórias. Amplie a imagem para ver!
 
Divisórias de acrílico da gaveta. Infelizmente, não encontramos na loja

Os organizadores de sapatos são bem bonitos, mas eu particularmente prefiro os transparentes que eu tenho em casa: como eles são de plástico bem resistente, eu posso limpá-los sempre que quero. Os vendidos na Ikea devem sujar fácil. Não me pareceram úteis, mas são bem bonitos! 

Skubb Show Box - o pacote custa $10 e vem com 4 unidades

Para finalizar o assunto "organização", compramos um pequeno rolo de fio de aço escovado e alguns prendedores estilosos, que vimos expostos em vários ambientes da loja. O fio que compramos tem 3 metros e serve tanto para ser usado no escritório para prender fotos e bilhetes, como para pendurar tecidos, tipo cortinas ou painéis de parede. Dá para entender porque as festas nos EUA tem um fundo de tecido tão lindo: esses varais-chiques são muito práticos e baratos!
A imagem abaixo mostra o fio esticado e um dos modelos de prendedor. No nosso pacotinho veio dois modelos diferentes.

p1

De Puerto Varas para Bariloche


Os viajantes que visitam a bela cidade chilena de Puerto Varas, em geral, pretendem aproveitar a proximidade com a Argentina para conhecer Bariloche (de ônibus gasta-se 5 horas para chegar lá). 
Para nós brasileiros, há outro excelente motivo para "esticar" a viagem até a Argentina: o preço. É muito caro viajar para Bariloche partindo do Brasil ou de Buenos Aires! De Puerto Varas, indo de ônibus, você gasta muito pouco (em 2009 pagamos cerca de R$30,00 na passagem).
Para aqueles que dispõem de tempo e desejam investir bem mais em um passeio inesquecível, há um barco que parte do Lago Todos los Santos em direção à Bariloche, mas o passeio não é barato: lembro-me de que os valores eram em torno de $300 por pessoa (valores de 2009 e em dólar).
No verão esse trajeto é feito em um dia inteiro, mas no inverno é preciso pernoitar em um cidadezinha para, no dia seguinte, continuar a viagem. Também é importante dizer que o Lago Todos los Santos não é tão grande assim que chega até em Bariloche: o percurso inclui transfers de ônibus entre os lagos chinelo e argentino.
Escolhemos o ônibus para economizar tempo e, principalmente, dinheiro. A viagem é linda, pela montanha, e é possível observar a natureza sendo transformada pela neve até ficar quase que escondida em meio aos grandes paredões brancos.
O trajeto de 5 horas seria mais curto ainda se não fosse necessário parar duas vezes no caminho para legalizar a saída de um país e, posteriormente, a entrada no outro. Mas eu achei até divertido e curioso o processo! rs 


Não tenho certeza se isso é comum, mas o nosso ônibus fez outra parada no caminho e essa foi um sucesso geral rs! O motorista parou bem na fronteira entre Chile e a Argentina, onde há um parque nacional. Na estrada havia duas grandes montanhas de neve, uma de cada lado da pista. Em cada uma delas, uma placa de "bien venidos" do país.


Eu lembro que vi vários carros parados no acostamento da estrada e fiquei pensando que uma foto ali seria realmente muito legal quando senti o ônibus diminuir a velocidade até parar! Todos desceram, mas ninguém foi tão criativo quanto o motorista e seu assistente: sacaram uma espécie de prancha e foram surfar na neve! Ainda foram super legais e emprestaram o brinquedo para um monte de passageiros! 
Depois de nos divertimos e retornarmos ao ônibus mais unidos do que nunca (hehehe) e morrendo de frio, alguns passageiros resolveram fazer café, outros começaram a servir... todo mundo se sentindo em casa! Muito engraçado! 

Dica - troque um pouco de dinheiro em Puerto Varas antes de viajar para Bariloche: você precisará ter pesos argentinos para pegar algum taxi ou ônibus até o seu hotel.

Outros posts sobre o assunto:

p1

Quanto custa viajar para Los Angeles?

Vista de Los Angeles do Griffith Park Observatory

Vire e mexe algum amigo ou parente nos pergunta quanto gastamos em nossa viagem aos EUA, o preço das hospedagens, o custo de passeios e shows, os gastos com aluguel de carro, combustível, estacionamento etc.
É sempre difícil calcular um valor porque cada pessoa tem um padrão de viagem, uma exigência de conforto, um estilo gastronômico e, sem dúvida, paciência (ou não) para garimpar promoções. Além disso, em uma cidade tão grande quanto Los Angeles, você certamente terá que optar por apenas alguns passeios, o que pode tornar o custo da sua viagem totalmente diferente do de outros viajantes.
Mesmo assim, deixo abaixo uma lista de alguns passeios e atrações que você poderá fazer/visitar enquanto estiver na cidade.
O relato da nossa viagem e os passeios que escolhemos fazer você confere aqui.

Lista de gastos - valores de julho/2011 por pessoa
Dica: clique na atração e confirme no site oficial se o valor continua o mesmo!

Consulte os preços de hotéis no site Booking. Para quem não tem restrição orçamentária, recomendo hospedar-se em Santa Monica, próximo à praia e a Third Street Promenade. A região é bem gostosa, com tudo próximo, um movimento interessante de pessoas e bastante convidativa a deliciosas caminhadas e boas conversas em mesinhas ao ar livre. 
Se a escolha para a hospedagem for Los Angeles, procure hotéis em Beverly Hills e West Hollywood, regiões mais recomendadas por viajantes, sendo esta última uma das poucas na cidade que se pode sair a pé durante à noite para comer, comprar e divertir-se. 
Quem procura uma estadia mais econômica, o Farmer's Daughter Hotel, bem próximo ao Farmer's Market, é muito recomendado por viajantes. Veja nesse blog os comentários.
Para economizar nos ingressos das atrações, uma opção é adquirir o Smart Detinations, um cartão que inclui a entrada em vários parques, teatros e museus da região, porém com restrições de dias e horários. Faça os cálculos e avalie o seu roteiro de viagem antes de adquiri-lo.

p1

Uma caminhada pela Hollywood Boulevard


Deixo aqui uma lista do que você encontra na Hollywood Boulevard, com uma breve explicação de cada lugar. Aproveite a viagem!

Calçada da fama (Hollywood Walk of Fame)
Calçada que estende-se em ambos os lados da Hollywood Boulevard, da Vine Street até a La Brea Avenue, uma homenagem a artistas do cinema, rádio, televisão, teatro e indústrias fonográficas.


Repare que dentro de cada estrela, além do nome do artista, há um símbolo que identifica em qual das 5 áreas ele é homenageado.


A estação Hollywood/ Highland Station (linha vermelha) do metrô deixa você bem no local. Confira o mapa do metrô! Também há vários ônibus que circulam pela Hollywood Blvd. 


...........................................................................................................................
Grauman's Chinese Theatre
A construção de 90 metros de altura foi inaugurada em 1927 com a estréia do filme "The King of Kings". Na ocasião, milhares de pessoas fizeram fila na Hollywood Boulevard para ver as estrelas de cinema e outras celebridades que chegavam para o evento.



Durante anos abrigou a cerimônia do Oscar, até que em 2002 o evento passou a ser realizado a uma curta distância dali, no Kodak Theater. Em 1968 foi declarado um monumento histórico-cultural.


Veja a fachada do teatro em 360graus de dia ou de noite e sinta-se lá! São realmente belas imagens! 

...........................................................................................................................
Kodak Theater
Com mais de 3300 assentos, o teatro foi inaugurado em 2001 e logo ficou conhecido mundialmente como o primeiro local permanente dos prêmios da Academia de Cinema. Além disso, já sediou shows de importantes cantores e várias turnês de produções da Broadway.


Visitas guiadas pelo teatro são oferecidas todos os dias, das 10h30 às 14h30, partindo a cada 30 minutos. Os ingressos custam $15 (valores de 2011) para adultos e podem ser comprados na bilheteria com até 7 dias de antecedência. É proibido fotografar o interior do teatro.
Site oficial - http://www.kodaktheatre.com/

...........................................................................................................................
The Hollywood & Highland Center
Complexo de entretenimento com lojas, restaurantes, clubes noturnos, hotéis e que inclui também o Grauman's Chinese Theatre e o Kodak Theater.



Acesse o boulevard, uma espécie de praça de serviços e restaurantes, pela entrada do Kodak Theater. De lá pode-se avistar a placa "hollywood" e, segundo o site da empresa, esse é o melhor ponto da cidade para fazer isso! Eu achei o Griffith Park Observatory melhor.



...........................................................................................................................
El Capitan Theater
É o primeiro teatro exclusivo da The Walt Disney Pictures e onde a empresa exibe seus desenhos animados.
O teatro tem convênio com o estacionamento "Hollywood & Highland Park", localizado na rua em frente e aberto todos os dias durante 24h. Apresentando ambos os tickets o motorista paga $4 para deixar o seu carro por 4 horas e $1 a cada 20 minutos adicionais. A tarifa máxima é de $10 (valores de 2011).


Informação curiosa - Hollywood Sign (letreiro Hollywood)
Foi criado em 1923 e inicialmente dizia "Hollywoodland" para anunciar um projeto habitacional nas colinas acima da região de Hollywood. Nunca houve a intenção de ser um elemento permanente nas montanhas mas, após o desenvolvimento do cinema em Los Angeles, o sinal tornou-se um símbolo internacionalmente conhecido e histórico.
No site da Hollywood & Highland você encontra mais informações históricas sobre esse e outros pontos turísticos da cidade.

Dicas:
  • Para quem gosta de fazer city-tour com aqueles ônibus turísticos de dois andares e aberto encima, eles funcionam, em geral, das 9h às 18h, com uma freqüência de 40 a 60 minutos. As empresas vendem bilhetes de algumas horas, 1 ou 2 dias. Nós vimos muito pelas ruas os ônibus da Starline Tours, mas não contratamos nenhum passeio, então não tenho como avaliar. Essa é a empresa que a Hollywood & Highland indica. Os tickets de 24horas custam cerca de $35+taxas. 
  • Se você pretende visitar muitas atrações, considere comprar o Smart Destinations Passes, um ticket que inclui a visita e/ou entrada em muitos pontos turísticos, estúdios de cinema e parques de diversões de Los Angeles e Santa Monica. Existem 2 modalidades de compra: a primeira, você paga pelo uso diário do cartão ($60 um dia, $100 dois dias, $149 três dias...); a segunda, "custom pass", você adquire apenas os ingressos e tours que lhe interessar. O preço é bem interessante e realmente compensa! Você precisa, no entanto, ser organizado e fazer um planejamento do seu dia para aproveitar ao máximo o passe, levando em conta o tempo que vai gastar em cada atração (tem tours de 2 horas, 4 horas e até 1 dia inteiro), a distância entre os pontos turísticos e o congestionamento, ok? 
  • Caso queira sugestões de roteiros para a sua viagem pela Califórnia, acesse esse arquivo em PDF da California Travel & Tourism. A empresa também envia gratuitamente para o Brasil uma revista turística, basta preencher o formulário. Ela demora uns 30 dias para chegar e eu particularmente não achei muito interessante, por ter muitas propagandas e pouquíssimas matérias. Ela vem com um mapa da Califórnia bem legal para levar no carro!
  • Para receber um guia de turismo gratuito da Discover Los Angeles, preencha esse formulário.

p1

Los Angeles em tres dias

A nossa viagem para Los Angeles foi bem rapidinha: três dias intensos e deliciosos! Excluímos os parques temáticos do nosso roteiro porque queríamos aproveitar a cidade, curtir alguns lugares super recomendados, passear pela praia... e tenho que dizer que foi uma decisão acertada! Aproveitamos muito!

Antes de ir eu li muitas críticas e reclamações de viajantes sobre a cidade. Eu não sei se foram os maravilhosos dia de sol (que dão um upgrade em qualquer passeio), se demos sorte com os congestionamentos ou se o gosto e preferência de cada pessoa é realmente bem diferente, mas nós adoramos Los Angeles! Eu ficaria mais um par de dias por lá tranquilamente!

Chegamos na hora do almoço na cidade, depois de uma viagem de carro tranquila que já relatei aqui. Estávamos mais entediados do que cansados: não curtimos viagens de carro demoradas.

Deixamos as malas no hotel e passamos uma tarde bem agradável em Hollywood. O Kodak Theater estava fechado para as apresentações do Cirque du Soleil e não foi possível conhecê-lo por dentro.


A vontade de comprar um ingresso do Cirque e já matar dois coelhos com uma paulada só foi grande, mas o bom senso nos ajudou a refletir que 3 shows em uma viagem já estava suficiente para o nosso orçamento. Foi uma pena, já que o espetáculo Iris é sobre o cinema e tem jeito de ser lindo!


Passamos o fim de tarde e noite no Farmer's Market e The Grove, ambos lugares extremamente agradáveis e propícios a uma tranquila caminhada e boa refeição ao ar livre.


O Farmer's Market é um mercado com várias barracas de frutas, verduras, doces, algumas lojas de produtos naturais e orgânicos, várias lanchonetes e restaurantes, mesas coletivas ao ar livre...


Quem não sentir fome com o delicioso cheiro de comida pode sentar para bater papo, comer algum petisco e tomar um chop ou café. Ao lado, o shopping a céu aberto The Grove também é um espaço bem gostoso para passear, comer e fazer umas comprinhas.

No dia seguinte visitamos os estúdios da Warner pela manhã e, no fim da tarde, fomos até Bervely Hills conhecer a Rodeo Drive, mas nem estacionamos para percorrê-la a pé (o que eu recomendo) porque eu estava muito mal do estômago e queria mesmo era uma boa cama para deitar.

Central Perk - cenário clássico do seriado Friends. É possível entrar no café e sentar no sofá

A idéia de visitar o Griffith Park Observatory foi adiada para a manhã seguinte. O lugar é lindo, com uma excelente vista da cidade e da placa de Hollywood e com um observatório e planetário muito interessantes. Lugar imperdível! 




Leia mais sobre a nossa visita ao observatório aqui. Saímos de lá rumo a praia Santa Monica, que eu já contei aqui nesse post.


Continuamos a nossa viagem na manhã seguinte, rumo a San Diego, não sem antes dar uma passadinha no Cidatel Outlet para conhecer.

Alguns posts interessantes:

p1

Dia de sol em Santa Monica

Los Angeles é uma daquelas cidades grandes com praia pertinho, coisa que eu adoro! E a praia que eu recomendo a visita, sem dúvida, é Santa Monica.

Se você já se imaginou em trajes de banho, a caminho do mar, melhor dizer logo que a água é geladíssima! Eu, que adoro as águas mornas do nordeste brasileiro, não consigo encarar de jeito nenhum! Porém, já senti essa temperatura em praias do Rio de Janeiro, então acho que os cariocas encaram numa boa!


Escolhemos um belo dia de sol para visitar Santa Monica. A cidade é linda, super bem cuidada, com mar azul, um delicioso calçadão arborizado e extensa ciclovia à beira-mar.

O desnível entre a cidade e a praia proporciona belas paisagens. Fique para o pôr-do-sol e aproveite!


Numa curta caminhada de duas quadras no sentido contrário da praia chega-se a Third Street Promenade, uma rua charmosa apenas para pedestres, com lojas, cinemas, restaurantes com mesas ao ar livre, bares, livrarias, papelarias, cafés, shopping etc. Alguns dizem que ela se tornou um símbolo do estilo de vida do sul da Califórnia.


Suba até o terceiro piso do Santa Monica Place, um shopping na ponta da Promenade, e tire uma foto da rua vista de cima.


Quem quiser curtir o clima de praia pode alugar uma bicicleta e percorrer uma parte da ciclovia. Nós pedalamos até um pouco depois Venice Beach e já aproveitamos para conhecer o calcadão dessa praia vizinha de Santa Monica.


A ciclovia, a maior à beira-mar do mundo, está paralela ao calçadão de pedestres em alguns trechos e, em outros, corta a faixa de areia da praia.

O Santa Monica Pier é um dos cartões postais da cidade e abriga restaurantes, lanchonetes, lojas e o Pacif Park, com a sua famosa roda gigante. Ele fica todo iluminado à noite.

Se der tempo, visite o Palisades Park, um parque público com altas palmeiras, gramados, trilhas para caminhadas e vista panorâmica da orla. É muito popular entre os moradores da cidade.

O passeio por Santa Monica pode durar algumas horas ou o dia todo, depende do seu ritmo e do seu tempo disponível. O que não vale é passar de carro pelo local só pra dar uma olhadinha!

Santa Monica no Ocean Front Walk


Informações ao turista

Você consegue mapas e cupons de desconto no Visitor Center, aberto das 10h às 16h na 1400 Ocean Avenue. No dia em que fomos estava fechado.

O site da cidade envia gratuitamente para o Brasil uma revista turística, basta preencher o formulário e aguardar uns 30 dias. Veja a versão on-line da revista aqui.

Dicas úteis ao turista você também encontra no site da cidade (em inglês).



Estacionamento em Santa Monica

Pela internet é possível ver quais estacionamentos têm vagas disponíveis em tempo real (nem todos são monitorados).

Alguns estacionamentos públicos cobram $1 por hora, mas o tempo de permanência do carro no local é de, no máximo, duas horas. Nós pagamos $12 pelo dia todo, embaixo do Pier. Perto da Third Street Promenade vimos preços um pouco mais baixos pelo mesmo período.


Se estiver sem carro, use o ônibus municipal

Utilize o Big Blue Bus para conhecer os pontos turísticos de Santa Monica se você estiver sem carro. Ele custa $1 (valores de 2011). No site tem a descrição e o mapa de todas as rotas.

p1