Conhecer o Grand Canyon foi algo que decidimos fazer desde que começamos a planejar a nossa viagem para Las Vegas, mas o modo como faríamos isso foi resolvido na última hora, por pura esperança de encontrar uma alternativa melhor para o passeio. 
O tour de um dia é a opção mais cômoda e viável para quem tem pouco tempo de viagem. Cômoda porque basta entrar em contato com alguma empresa turística e ser pontual no dia do passeio. Viável porque  compromete apenas um dia da viagem. 
O grande problema é que o tour de um dia para a margem sul do Grand Canyon National Park, a mais visitada, é como ir de São Paulo ao Rio de Janeiro só para ver o Cristo Redentor e voltar. Na verdade, de Las Vegas ao Grand Canyon pode ser até mais demorado: 5 horas cada trecho da viagem, o que significa um dia bem cansativo dentro do ônibus e pouco tempo para apreciar a beleza do lugar. 
Quem deseja incrementar o passeio poderá sobrevoar o Canyon de helicóptero, mas isso não descarta as horas de viagem de carro, ônibus ou "mini-avião" até lá.
Explorar o Parque Nacional com tranquilidade (e mais descansado) exige um pouco mais de planejamento e tempo de viagem: você precisará destinar de 2 a 3 dias para isso, além de reservar com certa antecedência a hospedagem dentro ou próxima ao parque. Para julho, por exemplo, os hotéis melhor localizados já estavam lotados desde abril.
Na margem sul do parque há muita coisa para se fazer e só quem tem tempo consegue visitar alguns dos diversos pontos de observação, fazer caminhadas e trilhas, acampar, navegar pelo Rio Colorado, fazer rafting etc.

Se você tem apenas um dia para o passeio...
As suas opções são contratar algum tour de ônibus, um vôo de helicóptero e/ou dirigir até o local.
A margem oeste (West Rim) está mais perto de Las Vegas, cerca de 3 horas. Lá está a Skywalk, uma passarela de observação com chão de vidro em formato de U, que se estende ao longo da borda do Canyon, suspensa sobre o abismo e o Rio Colorado.
Tem um episódio excelente do programa Obras Incríveis sobre a passarela que eu recomendo. Assista aqui
Toda a área é uma reserva indígena e, embora esteja mais perto de Las Vegas, visitá-la custa mais caro: $43 a admissão na reserva e cerca de $30 o ingresso para a Skywalk por pessoa. Tours de ônibus até o local custam, em média, $120 e não incluem o ingresso da Skywalk.

Mapa dos pontos de observação e rota dos ônibus

A taxa da entrada na reserva inclui o transporte (ônibus) até os pontos de observação. Veja imagens de alguns deles em 360graus aquiaqui e aqui.
Quem vai de carro ao West Rim dirige cerca de 10km por uma estrada não pavimentada.

A margem sul (South Rim) está a cinco horas de distância de Las Vegas. Para os que pretendem dirigir até o local, a estrada é boa e tranquila. Informe-se apenas sobre o policiamento nas fronteiras entre Nevada e o Arizona, pois a dura lei anti-imigrantes tem desencorajado muitos viajantes a fazer de carro esse percurso.
De ônibus, você terá menos de três horas para explorar o parque nacional, então deverá ser esperto para aproveitar o tempo! 

Área de desembarque dos ônibus, estação de trem e o El Trovar Hotel

A minha dica é não perder mais do que alguns minutinhos contemplando a bela vista do ponto de observação onde você desembarcou com seu grupo e correr para pegar os ônibus gratuitos do parque rumo a outros pontos de observação. Na volta você poderá caminhar pela área e curtir a vista sem precisar disputá-la com centenas de visitantes. 


Com menos de 3 horas livres você conseguirá conhecer apenas um ou dois pontos recomendados pelo parque, que oferecem excelentes vistas do Canyon. Calcule bem o horário em que deverá pegar o ônibus de retorno ao local de encontro com o motorista e seu grupo.

Com dois ou três dias para o passeio...
Se você tem tempo, seu destino é o South Rim. Hospede-se em uma cidade próxima, em um dos hotéis do parque ou reserve o El Trovar Hotel e a janela do seu quarto também será um ponto de observação do Canyon.


Das cidades próximas até o parque é possível chegar de excursão, trem, carro, helicóptero e até avião.
Quem ficou animado com o percurso de trem consegue ver imagens em 360graus do trem e da estação. Outras imagens também aqui. Ele parte da cidade de Williams.

Posts interessantes sobre o assunto:

9 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Excelentes dicas. Vou procurar saber se existe algum ônibus (de rodoviária) que vá até Flagstaff, uma vez que estarei sozinha e não gostaria de dirigir toda essa distância.

  2. Valéria Meirelles de Souza says:

    Olá,
    Gostaria de parabenizá-la pelos posts. Excelentes! Visitei vários mas suas dicas são bastante detalhadas. Estou índo para a Califórnia com meu marido e filha de 11 anos no fim de janeiro, infelizmente inverno mas consegui vôos por milhagem. Temos 18 dias inteiros. Chegaremos por Las Vegas, depois vamos para LA e depois pegaremos a rota n° 1 até São Francisco. Pergunto: Quanto tempo devo ficar em cada uma dessas cidades grandes? Devo excluir San Diego? Devo incluir o Gran Canion e por quantos dias? Grata.

  3. Luciana says:

    Valéria, tudo depende do seu estilo de viagem e do que vocês gostariam de fazer em cada cidade, das suas preferências.
    Em Las Vegas eu precisei de quatro dias para conhecer os hotéis, fazer compras e curtir os shows noturnos. E de mais um dia para o Grand Canyon. Faltou tempo, pode acreditar.
    Eu não visitei o Grand Canyon como gostaria: a viagem é muito (muito!) cansativa para ser feita em um dia. Por outro lado, se estivesse com meus filhos, teria que pensar se eles curtiriam se hospedar por lá para fazer os passeios que o parque oferece. Não é toda criança que gosta ou tem disposição, entende? Tem coisa que você tem que considerar o perfil da sua família para dizer se serve ou não.
    Se em LA vocês decidirem conhecer os parques temáticos (Disney, Universal, Legoland), contabilize um dia a mais para cada um deles, além das coisas que você quer ver na cidade. Você estará com criança, se ela ainda não conhece os parques e tem vontade, eu aproveitaria.
    Não esqueça que, para trocar de cidade (de Las Vegas para Los Angeles), você vai demorar umas 5 horas, sem paradas. Eu, no entanto, aproveitaria para fazer compras nesse dia, pois a estrada tem 2 outlets.
    Se você quiser curtir a estrada entre LA e San Francisco, programe uns 2 ou 3 dias de carro para isso.
    Contabilize aí e veja se sobra tempo para parar em San Diego. Se eu não tivesse algo específico que quisesse ver na cidade (tipo o Sea Word ou o Balboa Park), programaria uma parada mais distante, como Santa Barbara.

  4. Michelle says:

    Luciana, vc sabe o custo do ônibus de Las Vegas para a margem Sul? Vou em abril e estou decidindo se de carro ou ônibus.

  5. Luciana says:

    Michelle, eu paguei $80 por pessoa (inclui o transporte, entrada no parque, "café da manhã" bem simples e um lanche de almoço (lanche, refrigerante, fruta e um pacote de salgadinho). Eu fui com a http://www.taketours.com. Eles me pegaram no hotel muito cedo e, lá pelas 21h, me devolveram.

  6. Michelle says:

    Obrigada Luciana. E indo de ônibus dá para ver o pôr do sol?

  7. Fê e Ale says:

    Olá Luciana, Boa Noite!
    Parabéns pelo blog, excelentes dicas, ricas em detalhes!
    Estamos indo para a Califórnia em Novembro, eu e meu marido. Ele vai a um congresso em San Diego (5 dias). Nosso voo chega em Las Vegas e ficamos por lá 3 noites. Gostaríamos de ir conhecer o Grand Canyon, mas não sei se a época é muito boa, e temos dúvida de qual o melhor jeito. Depois vamos para Los Angeles, estamos decidindo se vamos de carro ou de avião. Você acha que a viagem de LAs Vegas a LA, é tranquilo fazer de carro? Pretendemos depois de San Diego, subir até San Francisco de carro, pela costa, parando em San Luis O'Bispo e Monterrey (1 noite cada lugar).
    A nossa maior dúvida é de como nos deslocarmos entre as cidades, se é tranquilo andar de carro por lá, e se o passeio de ônibus até o Grand Canyon realmente vale a pena?
    Agradeço desde já!

  8. Unknown says:

    I'm incredibly amazed because of the information with this weblog in addition to i'm pleased i needed the go over the blog. thanks a lot a great deal regarding giving like good information.Grand Canyon Helicopter Tours

  9. Unknown says:

    Luciana, Parabens pelo blog, adorei suas dicas. Estaremos de carro do dia 30 ao dia 7/10 agora e estamos com algumas duvidas em relação a ir de carro. Na parte west voce acha que compensa ir de carro e na sul de onibus, já que tem o cuidado com a imigração, ou voce recomenda os dois de carro para ficar mais livre ? O problema é combustivel, dirigir a noite, estrada de terra.

    Obrigada

Leave a Reply