Los Angeles é uma daquelas cidades grandes com praia pertinho, coisa que eu adoro! E a praia que eu recomendo a visita, sem dúvida, é Santa Monica.

Se você já se imaginou em trajes de banho, a caminho do mar, melhor dizer logo que a água é geladíssima! Eu, que adoro as águas mornas do nordeste brasileiro, não consigo encarar de jeito nenhum! Porém, já senti essa temperatura em praias do Rio de Janeiro, então acho que os cariocas encaram numa boa!


Escolhemos um belo dia de sol para visitar Santa Monica. A cidade é linda, super bem cuidada, com mar azul, um delicioso calçadão arborizado e extensa ciclovia à beira-mar.

O desnível entre a cidade e a praia proporciona belas paisagens. Fique para o pôr-do-sol e aproveite!


Numa curta caminhada de duas quadras no sentido contrário da praia chega-se a Third Street Promenade, uma rua charmosa apenas para pedestres, com lojas, cinemas, restaurantes com mesas ao ar livre, bares, livrarias, papelarias, cafés, shopping etc. Alguns dizem que ela se tornou um símbolo do estilo de vida do sul da Califórnia.


Suba até o terceiro piso do Santa Monica Place, um shopping na ponta da Promenade, e tire uma foto da rua vista de cima.


Quem quiser curtir o clima de praia pode alugar uma bicicleta e percorrer uma parte da ciclovia. Nós pedalamos até um pouco depois Venice Beach e já aproveitamos para conhecer o calcadão dessa praia vizinha de Santa Monica.


A ciclovia, a maior à beira-mar do mundo, está paralela ao calçadão de pedestres em alguns trechos e, em outros, corta a faixa de areia da praia.

O Santa Monica Pier é um dos cartões postais da cidade e abriga restaurantes, lanchonetes, lojas e o Pacif Park, com a sua famosa roda gigante. Ele fica todo iluminado à noite.

Se der tempo, visite o Palisades Park, um parque público com altas palmeiras, gramados, trilhas para caminhadas e vista panorâmica da orla. É muito popular entre os moradores da cidade.

O passeio por Santa Monica pode durar algumas horas ou o dia todo, depende do seu ritmo e do seu tempo disponível. O que não vale é passar de carro pelo local só pra dar uma olhadinha!

Santa Monica no Ocean Front Walk


Informações ao turista

Você consegue mapas e cupons de desconto no Visitor Center, aberto das 10h às 16h na 1400 Ocean Avenue. No dia em que fomos estava fechado.

O site da cidade envia gratuitamente para o Brasil uma revista turística, basta preencher o formulário e aguardar uns 30 dias. Veja a versão on-line da revista aqui.

Dicas úteis ao turista você também encontra no site da cidade (em inglês).



Estacionamento em Santa Monica

Pela internet é possível ver quais estacionamentos têm vagas disponíveis em tempo real (nem todos são monitorados).

Alguns estacionamentos públicos cobram $1 por hora, mas o tempo de permanência do carro no local é de, no máximo, duas horas. Nós pagamos $12 pelo dia todo, embaixo do Pier. Perto da Third Street Promenade vimos preços um pouco mais baixos pelo mesmo período.


Se estiver sem carro, use o ônibus municipal

Utilize o Big Blue Bus para conhecer os pontos turísticos de Santa Monica se você estiver sem carro. Ele custa $1 (valores de 2011). No site tem a descrição e o mapa de todas as rotas.

One Response so far.

  1. Gostei muito das suas dicas e informações!

    Obrigado!
    Walter
    Suzano SP

Leave a Reply