Que imponência desses ingleses em dizer ao mundo que a partir do seu território é que se calcula o fuso horário mundial e a divisão entre hemisfério oriental e ociental, não é mesmo? 

Greenwich é uma área de Londres que abriga o Observatório Real, local onde está o Prime Meridian, ou o 0° de longitude, o que significa que o fuso horário é calculado a partir desse local: para oeste, o fuso negativo; para leste, positivo.



Chegar lá não demora muito: do centro de Londres gasta-e uns 20 minutos e barco ou metrô. Recomendo que você use os dois transportes, um em cada trecho do passeio (um para ir, outro para voltar de Greenwich).

O barco certamente demora um pouco mais, mas você não vai para uma reunião de trabalho, não é mesmo? Tudo bem gastar uns minutinhos a mais e curtir alguns dos pontos turísticos da cidade a partir do Rio Tâmisa!

O barco faz umas quatro ou cinco paradas para embarque e desembarque durante o percurso

As laterais do barco possuem janelas de vidro e há uma área aberta aos passageiros na parte de trás







London Eye vista a partir do Rio Tâmisa
Para quem chega de barco, a primeira parada é no Centro de Informações Turísticas, pertinho do desembarque. Pegue gratuitamente mapas e folhetos dos museus e força na panturrilha para a caminhada e subidinha até o observatório.



A área é grande e tem mais coisas para ver além da linha meridional e do relógio: um belo parque, onde muita gente faz piquenique ou senta para bater papo e almoçar (em dias de tempo bom, que fique claro); o belíssimo Museu Marítimo, a antiga Escola Naval Real, a Capela da universidade, o movimento de artistas da Escola de Música e o comércio e feirinhas do bairro.

O rio, a linha preta do desembarque de barco e toda a área de visitação, cercada em vermelho 




A vista de colina merece muitas fotos! De lá avista-se o parque, os prédios da Universidade de Greenwich, a área de Canary Wharf, a City e o Millennium Dome. Leve uma boa máquina fotográfica!













   

Informações úteis

O Observatório Real abre diariamente, a partir das 10h. Os ingressos custam 7 libras para adultos e 2 libras para crianças e adolescentes. As demais atrações do local são gratuitas.

Greenwich está na Zona 2 de Londres, então o seu cartão de transporte público será aceito numa boa. Você precisará fazer uma baldeação do metrô para o trem (DLR) para acessar as estações mais próximas da área: Cutty Sark e Greenwich. 

De barco, pela Thames River Service, paga-se 8 libras no percurso de Westminster até Greenwich, mas com a promoção 2x1 que eu já expliquei nesse post, paguei metade desse valor. Vale a pena fazer o percurso inteiro, para aproveitar melhor o passeio e ver mais pontos turísticos, claro. O barco é uma espécie de transporte público, porém bastante confortável.



Os suvenires mais bonitos, na minha opinião, estão à venda no Centro de Informações Turísticas. Se você curte essas coisas, aproveite para comprar quando passar por lá, para não ter que voltar depois.

Se sobrar energia, dê uma passadinha em Canary Wharf no fim da tarde, início da noite (você provavelmente fará a sua baldeação para o metrô nessa estação). O lugar merece uma visita! Restaurantes, bares, lojas, parque, lindos edifícios e um movimento gostoso de pessoas! 

Leave a Reply