Está com um mapa de Londres na mão? Então segue o Rio Tâmisa até a Tower Bridge que a dica de roteiro é por ali!

A ponte famosona deve estar na sua lista de lugares para visitar, não? Tem que ir! É linda e cheia de detalhes que fazem o curto percurso para atravessá-la demorar bem mais do que o normal.





As passarelas mais altas, que foram fechadas ao longo dos anos por falta de uso (quem quer subir tanta escada para atravessar o rio?) foram reabertas na década de 80 para os visitantes que quiserem contemplar a vista panorâmica. Paga-se £8 por isso. Não, eu não subi.

De um lado do rio está a Tower of London, local que já foi residência real, prisão, fortaleza e local de execução, construída a partir de 1066.



Quem observa de fora a unidade visual da construção certamente fica intrigado ao entrar na fortificação: muitas torres e construções com estilos, tamanhos e funções diferentes, construídas ao longo da história.

Mapa oficial da Tower of London





O mapa entregue logo na entrada propõe um roteiro para a visita que não me agradou muito. Eu começaria a explorar o espaço pelo centro, caminhando pelo jardim para observar melhor a arquitetura. E, talvez, entraria primeiro na White Tower antes de percorrer outros espaços: há muitos detalhes para ver ali, como armamentos, vestimentas, jóias, a evolução das coroas reais e moedas etc. O bom é chegar com o olhar cheio de energia, para não perder de vista os detalhes.

Assista o vídeo sobre a história da construção, mesmo que você não entenda bem o inglês: a sequência de imagens já dá uma boa ideia das transformações que ocorreram ali ao longo do tempo! Depois disso, explorar o lugar será, certamente, muito mais interessante!

O ingresso da Tower Bridge não é barato - quase £20 por pessoa - mas você pode reduzir esse custo se ficar atento à promoção 2x1 que eu contei nesse post.

Do outro lado do rio, o prédio da câmara municipal da cidade, o City Hall, deverá chamar a sua atenção. Caminhe até lá para dar uma espiada! O percurso à margem do rio é bem gostoso, as escadas em frente ao prédio convidam ao descanso e a vista da Tower Bridge, bem... prepare a máquina fotográfica!





Se faz o seu estilo, o Museu do Design fica ali pertinho, com mais de dois mil objetos no acervo, entre eles mobiliário, eletrodomésticos, automóveis e tecnologia das comunicações. Eu gostaria muito de ter ido, mas não deu tempo. Ah, esse bem mais precioso do viajante, o tempo, foi pouco para tanta coisa bacana!

No sentido contrário do museu está a London Bridge e o Borough Market. A ponte você já deve ter ouvido falar, mas e essa feira ali pertinho, que acontece às quintas, sextas e sábados? Talvez seja prudente adiantar que se você não curte comida de rua, ao ar livre, melhor nem ir! Pouco turista, coisas diferentes para comer... eu gosto!



Essa foi uma dica da série O mundo segundo os brasileiros, que eu adorei assistir! Fiquei "aguada" com aquele prato de queijo, batatas e picles que eu precisava ir lá provar! Confesso que cheguei na banca e fiquei meio receosa se iria mesmo gostar daquele queijo todo, mas achei delicioso! Para o meu marido, no entanto, "nada demais". Eu gosto de provar essas coisas! Eu teria comido as pastinhas e os lanches também!





Na minha lista de coisas para visitar no mesmo dia ainda estavam a Saint Paul e o The Monument, que estão relativamente perto da Tower of London, mas no meu ritmo de viagem não deu tempo! Ficou para outro dia de passeio e, por isso mesmo, nem coloquei aqui nesse roteiro.

A gente pensa que não, mas visitar esses espaços demora bastante. Eu nem imaginava que ficaria duas ou três horas dentro de uma igreja, e foi assim nas principais delas. Mas cada um tem um estilo, não é? Quem sabe você não consegue ver tudo num dia só?

2 Responses so far.

  1. E tudo fica mais belo em dia de sol e céu azul em Londres!

  2. Rafael says:


    Adorei essas dicas sobre essaCidade

Leave a Reply