San Francisco foi a cidade do nosso roteiro pela Costa Oeste que eu mais estava animada para conhecer, mas foi preciso controlar bastante as minhas expectativas, já que a maior parte dos passeios que decidimos fazer seria ao ar livre e o clima instável da cidade nem sempre ajuda.

Ainda bem que fomos presenteados com três dias perfeitos de sol e de céu cinematográfico! Até aquela constante neblina da ponte Golden Gate pegou um dia de folga e foi encobrir outro ponto turístico do país!


Primeiro dia 
Chegamos cedo na cidade, nos acomodamos no nosso hotel bem próximo da Union Square e caminhamos pela Market Street até o Ferry Building Marketplace, uma espécie de mercado gourmet que funciona diariamente até 18h, com exceção do domingo, com o funcionamento reduzido.



Minha loja favorita de coisas para casa - Confira nesse post o que comprei por lá!

De lá seguimos caminhando até o Pier 39, o mais famoso e visitado pelos turistas, com várias lojas, restaurantes, bancas de frutas e atrações como o Aquarium of the Bay e os leões marinhos que aglomeram-se nas plataformas de madeira da marina em busca de um lugar ao sol.




A caminhada foi grande, porém bastante agradável. Essa região, chamada Embarcadero, tem um extenso e largo calçadão que beira a Baía. Em manhãs de sol, como a que tivemos, várias pessoas passeiam e praticam exercícios pelo local.

Uma pequena parte do Embarcadero visto do alto

Linhas de Cable Car e ônibus circulam pelo local, caso você não queira caminhar




No centro de informações turísticas do Pier 39 pegamos a indicação de como chegar na ponte Golden Gate de ônibus: queríamos aproveitar o dia de sol e sem neblina para percorrê-la a pé. Em outro dia, mais descansados, chegaríamos de bicicleta.

Preciso dizer que quem chega de bicicleta ou caminhando já vai curtindo a ponte por todo o percurso. De ônibus, você só percebe que está bem próximo quando o motorista avisa que temos que descer.





A ponte é realmente exuberante e proporciona uma bela vista da baía de San Francisco. Leve um agasalho mesmo nos dias de sol: o vento é, literalmente, de arrepiar!

Baía de San Francisco vista da ponte

Voltamos de ônibus ao  Fisherman's Warf, uma área bastante movimentada e cheia de lojas e restaurantes, bem próxima ao Pier 39. Depois de passear pelo local, fomos ver o fim de tarde na Coit Tower, uma torre no alto de uma colina, com vistas privilegiadas.

Pegamos o ônibus na própria área do Fisherman's Warf. O local não é longe, mas as ladeiras desanimam a caminhada! Paga-se $7 para subir de elevador até o topo da torre.



O interior da torre é decorado com murais sobre a grande depressão americana

Os murais foram pintados por 25 artistas que inspiraram-se no trabalho do mexicano Diego Rivera

O maior prédio que você vê na foto é também o maior da cidade: o Transamerica Pyramid 


Vista da ilha de Alcatraz 


Aproveite para fotografar do alto a rua de curvas mais sinuosas e íngremes da cidade

Para encerrar o dia, pegamos o nosso ônibus de retorno ao Fisherman's Wharf, mas descemos um pouco antes, em frente a Grace Cathedral, uma réplica da Catedral de Notre Dame, em Paris. Nem entramos, pois a nossa intenção era aproveitar um pedacinho da noite nos arredores do nosso hotel, na Union Square.

Posts interessantes sobre o assunto:
  • No blog MauOscar tem um post muito legal e bem detalhado sobre a visita no Ferry Building Marketplace e também sobre a Boudin Bakery, uma das primeiras padarias da cidade e que vende os famosos Sourdough.

6 Responses so far.

  1. Ah... meus comentários são suspeitos nesse blog né? Mas vendo a sua narrativa, eu fico com vontade de fazer tudo de novo.
    muito bom!
    Que fotos lindas heim? hahaha. Quero créditos também!
    Edenilson

  2. Luciana

    Obrigado pela citação.. Adorei seu Post.. Você pegou dias lindos em SFO

    Bjs

  3. Estou fazendo o planejamento para a viagem de San Francisco e as dicas foram super úteis. Caso vc lembre, seria possível informar quanto tempo de caminhada levou desde o ônibus até a ponte? Parabéns pelo texto e pelas fotos.

  4. Luciana says:

    Filippelli, o ônibus te deixará no início da ponte, não tem erro! O que acontece é que todo mundo acaba fazendo uma caminhada no sentido contrário da ponte, para vê-la melhor antes de percorrê-la.

  5. Anônimo says:

    Luciana, boa tarde.

    em que época do ano voce visitou San Francisco?


    at.

    Rogerio

  6. Luciana says:

    Rogério, fui em julho de 2011.

Leave a Reply