Principal cartão postal da cidade, a Golden Gate realmente impressiona pela beleza e resistência. Foi a ponte mais comprida do mundo por 27 anos, depois de ter sido concluída em abril de 1937. 
Ela tem 227 metros de altura acima do nível da água, comprimento de 2.737 metros e pesa mais de 80 toneladas.
Localizada em um túnel de vento natural - a entrada da baía de San Francisco - foi projetada para deformar-se lateralmente em até 8 metros e suportar os fortes ventos. Alías, a sua construção representou o desafio tecnológico de erguer a ponte mais longa do mundo na época, com as torres mais altas, fundações mais profundas e em um local com uma das piores condições geográficas do país. 
Além do alaranjado característico de suas torres elegantes, o choque de ar frio e quente produz uma neblina bem característica da cidade e que normalmente concentra-se no local.


A NatGeo produziu um documentário bem legal sobre a história da ponte, os desafios da sua construção e a tecnologia que a mantém intacta até hoje, apesar das condições climáticas desfavoráveis.


Leia mais sobre a Golden Gate na página do Discovery Channel.

Como visitá-la
A Golden Gate pode ser vista de muitos pontos da cidade, mas viajante que se preze não contenta-se em apenas olhar: o bom mesmo é percorrê-la, seja caminhando, de bicicleta ou carro para sentir o movimento de pessoas e de veículos, o leve balanço das suas estruturas, o barulho dos fortes ventos e das águas, o cheiro da maresia...
Quem vai de carro paga $6 de pedágio em um dos trechos para cruzar-la. Atualize esse preço aqui.

Foto Eurodiego/ Flicr

Recomendo a sugestão da Mayanne, do blog Hotel California, de aproveitar um dia de sol e pouco vento para fazer esse passeio de bicicleta. Se quiser retornar de balsa, a Blue & Gold Fleet te deixará no pier 39 e a Golden Gate Ferry no pier 1.

Um dos mapas que você poderá pegar quando alugar uma bike para o passeio

Visite o site oficial da Golden Gate Bridge aqui.

Posts interessantes sobre o assunto:
  • A Patricia, do blog Dando um perdido, produziu um vídeo muito legal de alguns passeios que ela fez pela cidade, incluindo a travessia de bicicleta pela ponte.
  • O Ricardo Freire, do Viagem na Viagem, cruzou a ponte de carro até Sausalito e aproveitou a vista da cidade no mirante de Marin Headlands. 

Leave a Reply