Paris é mesmo uma cidade romântica? Essa foi uma pergunta que me fizeram alguns amigos, depois que voltei de viagem.

Jardin des Tuileries - Louvre



Quem nunca se imaginou acordando na cidade, tomando café na varanda do quarto, de frente para a Torre Eiffel, bem acompanhado(a)? Muitos de nós, com certeza!



A cidade é mesmo linda, como eu tinha no meu imaginário. Arquitetura de encher os olhos, jardins cuidadosamente desenhados, um rio que embeleza a cidade - e que nos permite vê-la ainda mais bonita também através dele, pontos turísticos importantes que marcam a nossa memória... Cor, sabor, ritmo, clima... tudo isso certamente faz de Paris uma cidade bem romântica sim!

Pertinho da Notre Dame, a ponte dos cadeados, símbolo do amor entre os casais apaixonados



Se você está planejando uma viagem assim para lá, no entanto, preciso te adiantar algumas coisas importantes:


Paris é uma cidade cheia de coisas bacanas para fazer. Qual o problema nisso? Rapidinho a gente lota o nosso dia com compromissos, deixando pouco tempo para aproveitar com calma a presença do outro, ficar junto, acordar sem pressa ou horário, ir deitar sem estar exausto dos passeios... Por isso, seja cuidadoso(a) ao planejar o seu roteiro!


Paris é uma cidade que te convida à gostosas caminhadas. E isso é bem romântico, desde que você não precise tomar um dorflex quando chegar no hotel, para conseguir dormir. Por isso, planeje momentos de paradas demoradas durante o seu dia, seja em um jardim, parque ou um bom restaurante: eles são românticos sim, mas só se você sentar ali e curtir o lugar, bater um papo, ficar de mãos dadas...

Uma tarde no Jardin du Luxembourg


Paris é uma cidade grande e bastante turística. Se isso representa boas vantagens para o viajante, pode apostar que o pacote inclui as desvantagens também: trânsito lento, meios de transportes cheios, filas grandes e demoradas... Algumas formas de minimizar isso são investir em um hotel bem localizado, comprar passes fura-fila etc.


Paris é uma cidade bem servida de transporte público. E, convenhamos, é bem mais rápido e barato locomover-se com eles, desde que vocês não estejam com malas. Embora eu tenha feito essa economia, não a recomendo para casais em uma viagem nesse estilo.

Inclua um passeio de barco no seu roteiro: é bem romântico




Paris é uma cidade com hotéis para todos os gostos e bolsos. O conforto e beleza do quarto sã
o fundamentais em uma viagem romântica, pelo menos para mim. Banheiro nojento? Quarto minúsculo?  Cama desconfortável? Decoração vencida? Vizinhança estranha?  Não dá! Invista em um bom hotel, para ter vontade e prazer de retornar ao quarto todas as noites ou de esticar o tempo na cama pela manhã.


Paris é uma cidade com cafés e restaurantes românticos. Mas não se iluda: eles não custam o mesmo valor de uma oferta do Mc Donald's. Se o seu orçamento estiver apertado, procure um bom restaurante para proporcionar-lhes, ao menos, uma noite bem romântica. Nos outros dias vocês compensam com refeições mais baratas ou jantares no quarto (os mercados vendem produtos muito saborosos, como queijos, vinhos, patês e pães, daí é só ser criativo para criar um clima).


Paris não é uma cidade que vai acabar amanhã. Pelo menos, não que a gente saiba. Vocês não precisam conhecer todos os pontos turísticos famosos só porque os seus amigos e parentes vão perguntar se vocês viram. Faça um roteiro humano, com a cara de vocês, priorizando os passeios que vocês curtem e que vão lhes proporcionar momentos bacanas juntos. 

Leave a Reply