Eu não preciso te recomendar visitar os principais cartões-postais de Paris, não é mesmo? Eles certamente já estão na sua lista de coisas para fazer e também na lista dos seus amigos e familiares para lhe perguntar se você viu.

Basílica de Sacré-Coeur

É uma delícia conhecer os lugares que estão no nosso imaginário! Já os vimos tanto em livros, filmes e programas de TV que a gente fica na expectativa de estar um dia ali, cara-a-cara, para ver com os nossos próprios olhos.

Uma pena mesmo é que ali perto, muitas vezes, tem uma coisa super bacana que pouca gente visita porque nunca ouviu falar ou porque desacredita que seja tão imperdível assim.

Quer um exemplo? Pertinho da Torre Eiffel, enquanto o calor humano está intenso nas imensas filas demoradas, quem decide visitar a Dôme entra rapidinho e se surpreende com o lugar: a antiga igreja perdeu o seu espaço de honra, tradicionalmente do altar e da figura de Cristo, para abrigar a bela cripta de Napoleão. E podemos concluir que o rei Luís Filipe pirou nos detalhes e na homenagem.



Bem ao lado da Dôme, por €3, você fica frente-a-frente com famosas esculturas de Rodin. Nem precisa entrar no museu: basta caminhar pelos jardins e se deliciar com as obras, entre elas a famosa escultura "O Pensador". Tá vendo? Não é só no Louvre que tem obra de arte famosona!

Na Notre Dame, enquanto a maioria divide-se nas filas para entrar ou subir, pouca gente estica o passeio até a Sainte-Chapelle e perde a oportunidade de ficar sem palavras diante de tão lindos vitrais. Eu sei que é deselegante dizer isso, mas o interior da Sainte-Chapelle me deixou bem mais boquiaberta do que o da Notre Dame.



Se você caminhar um pouco mais - e eu tenho que ser sincera e dizer que a caminhada não é tão curta assim - tem dois lugares que valem a pena conhecer: o Phanteon e o Jardim de Luxemburgo. O  primeiro, uma antiga basílica que, assim como a Dôme, perdeu a sua função religiosa ao longo do tempo. No centro, o pêndulo de Foucault e, na cripta, túmulos de revolucionários e grandes pensadores, como Voltaire e Rousseau. Um deleite para quem aprecia história, arte ou mesmo uma bela arquitetura.



Em frente ao Pantheon está o Jardim de Luxemburgo, cheio de cadeiras para descansar, ler um livro ou bater papo. Aquele lugar que você adoraria ter no seu bairro.





A história da França te interessa? Então o Museu Carnavalet, no Marais, é imperdível e, ainda melhor, gratuito. Fica pertinho da Places des Vosges. Entre os destaques, um andar inteiro sobre Revolução Francesa e várias representações sobre a Declaração dos Direitos Humanos e os ideais revolucionários da liberdade, igualdade e fraternidade.

Places des Vosges


Por aquelas ruas no entorno do museu está o famoso fallafel que tanta gente recomenda comer: é realmente delicioso. O lugar chama-se L'As du Fallafel e fica na Rue des Rosiers, 34. Posso dizer que achei o falaffel da frente mais gostoso sem provocar revoltas? É que eu gosto de um molho exagerado!




E então? Será que eu te convenci a dar, ao menos, uma esticadinha no seu roteiro?

2 Responses so far.

  1. RAQUEL RODRIGUES says:

    Oi,td bem? achei seu blog no google e estou fazendo um roteiro muito parecido com o de vocês.. Vamos ficar 3 dias em Amsterdan e 6 dias em Paris.. Gostaria de saber o que não posso deixar de conhecer em Amsterda e Paris.. Obrigada e parabéns pelo Blog.

  2. Luciana says:

    Oi Raquel, os lugares que eu recomendo visitar estão aqui no blog mesmo! Dê uma olhadinha e qualquer coisa me escreva! Abraços e boa viagem!

Leave a Reply