A Irlanda foi um país que entrou no nosso roteiro de viagem por um simples motivo: uma grande amiga mora lá. A vontade de encontrá-la era tão grande que, entre uma cidade mega turística e outra, Dublin estava bem no meio com apenas uma atividade importante: matar a saudade! A nossa programação ficou por conta dela.

Saint Patrick's Cathedral, igreja anglicana do século 13



Em quatro dias de estadia, visitamos alguns dos principais pontos turísticos de Dublin e demos duas escapadinhas, em Powerscourt e Dun Laoghaire, cidades bem próximas e de fácil acesso através de transporte público. O restante do tempo gastamos percorrendo a cidade, curtindo algum parque urbano ou papeando mesmo.

Meu parque favorito, o St. Stephen's Green, daqueles que a gente deseja ter perto de casa, sabe?


Passear às margens do Liffey foi uma das coisas que eu achei mais bacana de fazer. Por ali há prédios interessantes, pontes, esculturas...







Se você já visitou os nossos vizinhos argentinos, certamente vai reconhecer na ponte Samuel Beckett alguma semelhança com a Puente de la Mujer, em Puerto Madero, Buenos Aires. Isso porque foi o mesmo arquiteto, o espanhol Santiago Calatrava, que desenhou ambas. Em Buenos Aires a ponte representa um casal dançando tango, enquanto em Dublin é uma harpa, com os cabos de aço como cordas.

Uma pena que as minhas fotos da ponte não ficaram boas. Essa é de JimmyPierce (flicr)




Aqui, uma foto de como a ponte chegou em Dublin - flicr de mac_filko

As sete esculturas que retratam as vítimas da grande fome irlandesa, ocorrida na década de 1840, caminhando pela cidade em direção ao mar, esperando partir em um dos navios para uma terra nova são bem impressionantes.

The Famine Sculptures (Norma Smurfit, 1997) - em memória das vítimas da Grande Fome
Detalhe da escultura

No Grand Canal Square, bem em frente ao teatro, tem alguns bares e restaurantes que ficam cheios em dias de sol. É um lugar gostoso de conhecer, mas seria preciso desligar o vento para eu apreciar ficar sentada em uma das mesinhas ao ar livre.

Foto de JimmyPierce (flicr)


Não cheguei a caminhar até a roda gigante, uma espécie de versão humilde da London Eye, mas acho que vale a pena subir para espiar a cidade lá do alto.

Mapa distribuído nos pontos de informação turística da cidade

3 Responses so far.

  1. Excelente!!!
    owww coloca um botão "curtir" nesse blog" hahaha

  2. Anônimo says:

    Deu saudade...e' mesmo, caminhando que melhor se aproveita Dublin!
    Lindas fotos.

  3. Unknown says:

    Excelente ciudad, quisiera visitarla y disfrutar de sus cafés

Leave a Reply