Quem chega em Amsterdam de avião ou trem, provavelmente se dirigirá à estação central para, depois, seguir em direção ao hotel.

Bem em frente a ela, a oferta de transporte é grande: você não terá problemas para chegar até a sua hospedagem, caso não consiga ir até lá caminhando. 

Foto de ajlenehan - Flickr



Sem a informação já anotada sobre qual ônibus ou trem deve pegar e onde descer, é possível encontrar dificuldades em consegui-la na hora. Não esqueça: o idioma do país não é o inglês.

Muita gente fala inglês, mas é bastante comum encontrar pessoas que não falam nada ou muito pouco do idioma. Por isso, a minha dica é que você entre em contato com o seu hotel e pergunte essas coisas antes de viajar.

Também tenha um mapa de ruas com você, para evitar perder-se enquanto carrega a sua mala. É muito fácil confundir-se naquela dezenas de canais, ruas e vielas.

Um dos mapas que conseguimos no nosso hotel. Esse é da LoversConmpany








Do aeroporto até a estação central
Há um trem que parte do aeroporto em direção à estação central e que custa cerca de 4 euros.

Foto de kpmarek - Flickr

Comprar o bilhete do trem é bem chatinho e muitas pessoas sentem dificuldade em fazê-lo. Passamos por isso e demorou para entendermos o funcionamento das máquinas amarelas no saguão do aeroporto.

Foto de EKPark - Flickr

Se você preferir encarar a fila para comprar com um funcionário, achará com facilidade os guichês para isso. No entanto, será cobrado por ser atendido pessoalmente.

Veja abaixo o passo-a-passo das máquinas amarelas (prepare-se para as fotos de péssima qualidade a seguir rs).


Na primeira tela (foto da esquerda) você escolhe o tipo de ticket (no nosso caso single, pois não retornaríamos para o aeroporto). Em seguida (foto direita), o destino: Amsterdam Centraal. A máquina pedirá que você c







Na tela seguinte, foto acima, as duas primeiras colunas mostram as escolhas que você já fez nos passos anteriores. Começam, portanto, a partir da terceira coluna as próximas decisões que você deverá tomar:

* categoria (segunda classe),
* full fare (preço total sem descontos)
* o dia de uso (válido para o dia), 
* a quantidade de tickets (compramos 2: um para cada pessoa),
* a forma de pagamento. 

As formas de pagamentos são limitadas a cartão de débito ou crédito. Uma pequena taxa é cobrada para a segunda opção. O VTM não se enquadrou em nenhuma das duas opções então, se estiver somente com ele, nem perca seu tempo e vá direto até um funcionário.

Com o ticket em mãos, basta olhar nos painéis os horários e a plataforma dos próximos trens.

One Response so far.

  1. Muito legal!
    Eu sempre reclamo de você tirando fotos de tudo, mas realmente são muito úteis!!! Ficou muito bem explicado!

Leave a Reply