Puerto Varas é uma pequena e charmosa cidade na margem do Lago Llanquihué e tem como característica as suas construções de madeira em estilo germânico, declaradas monumentos nacionais. Para mim, uma outra marca da cidade, ao menos no inverno, é o cheiro de madeira queimada (nada agressivo) que está em toda parte, por causa dos aquecedores dos estabelecimentos e residências. 

Calçadão e hotéis na margem do lago

Muitos turistas que decidem fazer a Rota dos Lagos e Vulcões e dispõem de poucos dias escolhem essa cidade chilena para visitar e, em seguida, partir para Bariloche, na Argentina. Como tínhamos quase 20 dias de férias, conhecemos também Pucón, que está um pouco antes (mais próxima de Santiago).
A paisagem do lago realmente impressiona por tanta beleza! Lembro que ficamos uns bons minutos sentados, pegando um pouco de sol e contemplando a bela combinação do infinito de águas azuis com a brancura do vulção Osorno ao fundo. Esse é um dos lugares em que você não consegue ver as margens do lago e tem a sensação de que ele não tem fim, como temos quando vemos o mar.

Como chegar em Puerto Varas
Não há aeroportos na cidade, mas chega-se de avião à cidade vizinha, Puerto Montt (20km de distância).
Quem vai de Santiago para Puerto Varas de ônibus normalmente aproveita o percurso de 12h para dormir e já economizar um dia de hospedagem. Fizemos isso no final da nossa viagem, para retornar à Santiago, e valeu muito a pena! O ônibus leito não ficou caro e era muito confortável! 
Aliás, as nossas melhores histórias da viagem são sobre os ônibus! Nos divertimos muito!!!! Vou falar sobre isso em outro post, para não perder a objetividade das dicas, ok?
Chegamos de ônibus vindo de Pucón. Infelizmente não consigo lembrar quando tempo durou a viagem, mas me recordo que o caminho é realmente muito bonito!

Onde hospedar-se
Uma boa localização em Puerto Varas significa ficar nos arredores da Plaza de Armas, onde estão os restaurantes, lanchonetes, mercados, bancos, lojas, agências de viagens... No inverno, sobretudo, quando a cidade recolhe-se mais cedo por causa do frio, ficar bem localizado faz muita diferença para os que curtem bater perna.

Iglesia del Sagrado Corazón de Jesus

Quando estiver decidindo sobre a hospedagem, leve em consideração que a cidade é pequena: quatro ou cinco ruas depois da Plaza de Armas pode significar já uma área mais deserta, com pouca movimentação de pessoas ou poucas residências na rua. Foi exatamente o que aconteceu conosco! Caminhar por ruas pouco movimentadas tarde da noite não foi exatamente um problema, mas não é algo que eu faria novamente se voltasse à cidade. 
Quem está programando uma viagem mais romântica e tem poucas restrições de gastos, há bons hotéis mais afastados do centrinho e com uma vista privilegiada do lago. O uso de taxi será obrigatório quando quiser fazer as refeições fora do hotel. 

O que fazer na cidade
Não há muito o que fazer na parte mais urbana da cidade. Eu lembro que, após contemplar a paisagem do lago e caminhar uns 15 minutos pelo centro, tive a sensação de que tínhamos destinado muito tempo da viagem para passar ali. Essa sensação foi embora já no primeiro passeio que fizemos! 

Formação rochosa resultante da lava do Vulcão Osorno - Parque Nacional

Na margem do lago, perto do calçadão e da Plaza de Armas há um quiosque onde funciona o centro de informações turísticas. Lá contratamos um dos passeios mais bonitos que fizemos nesses 20 dias de viagem: o do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde a atividade vulcância foi responsável pela curiosa formação rochosa nos Saltos do Rio Petrohué. 

Vista do Vulcão Osorno no caminho para o Parque Nacional

Aqui também há uma combinação generosa da natureza, que resolveu reunir num mesmo lugar a vista privilegiada do Vulcão Osorno (você tem a sensação de que está aos pés desse gigante), a cor impressionante da Laguna Verde, que desfaz-se no belo azul do Lago Todos los Santos. E, quando você pensa que acabou, um pequeno barco cruza as águas do lago, em direção às montanhas nevadas ao fundo, tornando a paisagem realmente perfeita! 

Lago Todos los Santos

A única coisa que não tem ali e que realmente é um pecado são banquinhos para você sentar por horas para admirar a vista e aquele silêncio tão especial!


O Vulcão Osorno é classificado como "adormecido", pois sua última erupção foi em 1835. Durante todo o ano há neve no seu cume, mas no inverno ele fica inteiro bem branquinho! 
É possível fazer esse passeio sem contratar nenhum tour: há um microônibus que parte do cruzamento das calles San Bernardo e Walker Martinez e que para nas imediações dos Saltos. Como contratamos o tour, não tenho como avaliar se vale a pena ir por contra própria.

Microônibus urbano a caminho do Parque Nacional

Outro passeio que fizemos, dessa vez por conta, foi conhecer o Arquipélago de Chiloé, um conjunto de 40 pequenas ilhas (aqueles pequenos pontinhos que vemos no mapa). Fomos para o povoado de Ancud e visitamos o Mercado Municipal, a Plaza de Armas, a Catedral e o Fuerte San Antonio, que tem uma muralha à beira mar cercada de canhões e com uma vista bem interessante. Eu não recomendaria o passeio para quem tem poucos dias de viagem.

    12 Responses so far.

    1. Muito bom.
      Pelo que eu lembro, o tempo de viagem de Pucon para Puerto Varas demora 6 (seis) horas, principalmente porque o ônibus pára em várias cidadezinhas. A empresa que fomos se chamava JAC e os assistentes dos ônibus são um show à parte... rs
      Em Puerto Varas, tem parque onde vemos raposas. Muito legal o passeio. Te uma que gostou tanto do meu cachecol que ficou com ele hahaha (brincadeira! Eu esqueci a mochila na entrada do parque).
      Parabéns, lu!

    2. Anônimo says:

      olá! estou indo para santiago com 2 amigas em julho e gostaria das dicas sobre os ônibus, pois optamos por fazer o trajeto santiago x puerto montt de ônibus. O que é melhor puerto montt ou puerto varas. Nosso plano é conhecer alguns lagos, o vulcão, esquiar e conhecer a vinicola conha y toro. Chegaremos dia 20 e iremos embora dia 28. grata, glau.

    3. Luciana says:

      Infelizmente, das duas cidades, eu só conheço Puerto Varas. Para o nosso grupo valeu muito a pena conhecê-la e também os seus arredores. As empresas de ônibus que usamos para viajar pelo Chile foram: JAC (http://www.jac.cl) e Tur Bus (https://www.turbus.cl), mas não fizemos esse trajeto que você pretende. Boa viagem!

    4. Oi Luciana!

      Vou para Puerto Varas em Maio, e estava pesquisando os passeios do vulcão e Salto por la mesmo, em vez de fazer aquele cruzeiro.
      Vc comentou que dá para fazer os passeios por conta própria, sem agencia de turismo..fica bem mais barato?! E é bem tranquilo mesmo de fazer, acha q se fosse sem o guia teria perdido alguma coisa?
      Fico com medo de ir por conta propria para os passeios e acabar perdendo tempo meio perdia.

      Obrigada!!

    5. Luciana says:

      Gabi, o passeio do vulcão e do Salto não tem nada a ver com o cruzeiro. O cruzeiro vai para Bariloche. Esse outro, que você se refere, é um passeio perto da cidade. Eu contratei um tour, mas conhecemos um casal de brasileiros que pegou um ônibus circular (como esse da foto que eu publiquei) e chegou até lá sem problemas. Eu não fiz isso, então não tenho como comparar as duas coisas. Além disso, não sei dizer se o ônibus deixou o casal exatamente na frente do parque nacional. No entanto, no fim das contas, eles estavam no mesmo local que a gente e passaram o dia conosco. Ou seja, a única diferença que eu percebi foi que nós chegamos lá de Van fretada e eles de ônibus circular. O guia não acompanha o grupo no passeio pelo local, só o leva. Você chega lá e passeia por sua conta. Eu tinha o meu guia de viagem impresso em mãos e lá encontrei todas as explicações do lugar etc. Recomendo que você leia algo antes de ir, se não tiver um bom guia impresso, porque as informações tornam o passeio bem mais interessante. O lugar é muito lindo, você vai gostar!

    6. Anônimo says:

      Olá! Boa noite!
      Há bus de Puerto Varas para Pucon? Ou para Santiago?
      Muito obrigada!
      Abço
      Renata

    7. Alexandre says:

      Oi, Luciana. Tudo bem?

      Você se lembra o nome da agência/serviço que vocês contrataram para fazer o tour? Pelo que pesquisei, quem vai de ônibus circular precisa caminhar até os Saltos e também para o Lago Todos los Santos.

    8. Anônimo says:

      vocÊs teriam alguma agencia que faz os passeios para me indicar?

      obrigada!

    9. Unknown says:

      Olá.
      Há um trem de Santiago para Osorno?

    10. Unknown says:

      Boa tarde! Estou indo dia 10 de Janeiro para Santiago e retornando dia 20, pensando em organizar um roteiro e precisando de ajuda, Viajaremos eu , meu esposo, uma filha de 18 e um filho de 5, achei muito cara as passagens de avião para Pucon, estou muito em dúvida, sobre roteiros interessantes, e quero ver a opção de ir de ônibus , onde comprar? Meu marido gosta muito de independência, gosta de alugar carro, a idéias seria ficar uns 3 ou 4 dias em Santiago e depois viajar oara outros lugares.Aguardando as dicas de vocês , obrigada!!

    11. Unknown says:

      Olá, estou pensando em passar 20 dias ou mais no Chile em janeiro e fazer este passeio dos lagos e vulcões. Estou indo sozinha. Janeiro é uma boa época?

    12. Unknown says:

      quantos dias são suficiente para conhecer a cidade?!!

    Leave a Reply