Esses dias eu liguei meu antigo computador e vi essa foto como fundo de tela. Tinha me esquecido completamente de quão bela é a paisagem dos Lagos Andinos! Faz tempo que quero começar a escrever uma série de posts sobre o assunto, mas estou sempre adiando.

Sempre que alguém me pergunta sobre o sul do Chile, tenho a sensação de que não consigo descrever o quanto esse lugar é lindo e com paisagens que realmente impressionam!

Visitamos a região em julho de 2009, em pleno inverno. A nossa intenção era conhecer Santiago e de lá seguir para o deserto do Atacama. Depois que começamos a pesquisar decidimos adiar (com muita dó no coração) esse roteiro, porque não era uma boa época para ir até o Salar de Uyuni, ali pertinho, na Bolívia.

Decidimos pelo sul do Chile, mesmo sabendo que chove a maior parte do ano na região. Ainda bem que demos sorte e pegamos maravilhosos dias de sol!

A primeira cidade que conhecemos foi Pucón, um lindo vilarejo com grandes lagos, florestas, montanhas nevadas, estação de esqui, piscinas termais e o Vulcão Villarrica, ainda ativo. Além da exuberância de belezas naturais, o centrinho, embora pequeno, é bem charmoso e lembra as construções de Bariloche ou Campos do Jordão.


Av. Bernardo O'Higgins


Como chegar na cidade
Pegamos um trem que saiu bem cedo de Santiago e que encerrou o seu percurso em uma cidade próxima de Pucón chamada Chillán. De lá, seguimos com ônibus de viagem. Podíamos ter feito o trajeto inteiro de ônibus, mas queríamos aproveitar o trem, afinal a gente usa tão pouco esse meio de transporte para viajar pelo Brasil, não é mesmo? Vale ressaltar que ele é simples, nada de luxuoso. A viagem toda dura cerca de 11 horas (5h de trem+ 6h de ônibus).

Em grandes sites você verá a indicação de fazer esse percurso de avião, pois Pucón tem um pequeno aeroporto. É uma boa opção para quem tem poucos dias de férias, porém custa mais caro.

Cada um tem seu estilo, mas eu gostei de curtir a paisagem do trem e ter sempre ao meu lado a Cordilheira dos Andes (pegue assentos à esquerda). O trajeto de ônibus também tem belas paisagens e muitos vulcões para se contemplar!

Para quem vai aproveitar essa dica, deixa eu previnir: a nossa viagem começou muito engraçada! Pegamos o trem das 7h e, nas primeiras duas horas do percurso, só dava para ver uma névoa branca pela janela. Começamos a rir da roubada que tínhamos nos metido! Em seguida o sol apareceu e resolveu o problema! rs



Onde hospedar-se
A avenida Bernardo O'Higgins concentra todos os principais serviços da cidade: restaurantes, lojas, lan-house, mercado, agências de turismo, hotéis... É a melhor localização para quem quer explorar a cidade de dia e de noite sem precisar usar taxi.


Lojinhas na Av. Bernardo O'Higgins

Para os que estão em lua de mel ou procuram uma viagem romântica, os hotéis de luxo ficam em lugares bem afastados, mas com vistas para montanhas ou lagos. No entanto, se você não quiser gastar com taxi precisará ter um espírito bem aventureiro para chegar ao centrinho caminhando.




Passamos 3 dias na cidade, hospedados no Hotel Del Montanes. Eu evito ao máximo colocar nomes de estabelecimentos no blog, mas vou abrir uma exceção por bons motivos: primeiro, gostamos muito da hospedagem (quarto aconchegante, bem decorado e quentinho), o atendimento dos funcionários foi excelente, café da manhã simples, mas gostoso e, por fim, fica na principal rua da cidade. É claro que estou falando de uma hospedagem excelente por um preço baixo! Se você é padrão 5 estrelas, essa dica não é para você.

O que fazer na cidade
A cidade tem atrações no verão e no inverno: no calor, as altas temperaturas fazem com que centenas de pessoas reúnam-se ao redor dos lagos para banhar-se, descansar ou passear de lanchas etc; no inverno, as piscinas térmicas de águas vulcânicas e a estação de esqui fazem a alegria dos turistas. E, durante todo o ano, você pode fazer trilhas, rafting, cavalgadas, canoagem etc.


Pequenas quedas d'água na trilha rumo ao Lago Caburga


Contratamos dois passeios em uma das agências especializadas em turismo ecológico e de aventura para conhecer os arredores. Como fomos no inverno e não somos muito radicais, escolhemos visitar o Parque Nacional Villarrica, onde está o vulcão que recebe esse mesmo nome, e onde funciona também uma estação de esqui. Nesse dia ela estava fechada por causa da intensidade dos ventos, mas isso não foi um problema porque a nossa intenção era fazer uma pequena caminhada pelo vulcão. Muita gente faz a escalada, mas poucos conseguem chegar até o pico, ainda mais no inverno.

Rastro de 4km deixado pela lava incandecente do vulcão na sua erupção em 1971

É importante dizer que essa estação de esqui é pequena e simples, bem diferente das luxuosas estruturas de Santiago ou Bariloche. Talvez por isso ela só funcione em alguns dias do ano, quando o clima está favorável. Isso não é um problema para quem está percorrendo o sul do Chile, já que em outras cidades há também estações de esqui.



Se você nunca viu um vulcão ou nunca pisou em um, eu considero um passeio imperdível! Esse vulcão é ativo, seu pico está sempre coberto de neve (no inverno fica inteiro coberto) e diariamente solta uma fumaça pela sua cratera, o que aumenta a emoção do passeio!


Vulcão Villarrica

No dia seguinte fizemos o "Tour pela zona", um passeio pelos arredores de Pucón. Conhecemos alguns lagos e os parques estaduais da região, fizemos trilhas e vimos alguns saltos de águas verdes cristalinas. Nós adoramos o passeio! Tem dificuldade leve, ideal para quem não tem problemas com caminhadas, mas também não é um atleta! rs

Na área urbana da cidade, com uma pequena caminhada pela O'Higgins, chega-se à Playa Grande, uma área bem gostosa à beira do Lago Villarica, lugar ideal para passear, descansar, contemplar a bela vista do lago.


Lago Villarica com o vulcão ao fundo


Algumas dicas fundamentais para curtir o inverno na cidade:
Levar na mala roupas confortáveis, um tênis com pouca absorção de água ou uma bota impermeável é fundamental para quem quer caminhar pelo vulcão ou visitar a estação de esqui: o chão é coberto de neve e você não vai querer ficar com o pé molhado! 

Leve roupas para banho se quiser aproveitar as piscinas termais! Infelizmente, não tivemos tempo para isso, mas elas são uma atração da cidade! As águas vulcânicas precisam ser esfriadas com as águas dos lagos, porque brotam com temperaturas em torno de 50graus. 
  
É desnecessário dizer que touca, luvas e cachecol são acessórios obrigatórios. Além disso, um casaco bem quentinho ou blusa térmica serão muito úteis. 

Tenha sempre na bolsa uma garrafa de água e algumas coisas para beliscar na hora da fome: não há locais para comprar essas coisas na maior parte dos passeios, por serem em meio à natureza. 

Não aventure-se sozinho em alguns passeios. Eu procuro sempre fugir de grupos turísticos e fazer meu próprio roteiro, mas uma trilha no meio da mata ou pela neve sem um guia não é uma coisa que eu recomendo! Além disso, as agências montam grupos de 4 a 5 pessoas apenas. Na nossa viagem, um casal de chilenos do Atacama nos acompanhou e foi muito divertido conhecê-los! 

Eu recomendo para todo mundo o guia "Viajante independente na América do Sul". Eu não viajo e nem mesmo planejo minhas viagens pela região sem ele! É excelente, de longe o melhor para quem quer ir por conta própria, sem contratar um pacote de viagens. 
  
É bom lembrar que o Vulcão Villarrica é ativo, mas a cidade tem uma boa infra-estrutura para o caso de erupções. Embora na última erupção, há alguns anos, nenhuma pessoa tenha se ferido, fique atento à sinalização espalhada pela cidade e em todos os estabelecimentos. Repare que a fumaça na cratera é normal.

16 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Olá Luciana,

    irei em novembro com o meu namorado para Santiago e Pucón.
    Devemos ir de trem para Pucón. Sabe algum site onde possamos já comprar as passagens.
    Adoreii as suas dicas e fotos!
    Bjs,
    Ana Carvalho

  2. Luciana says:

    Ana, no site eu coloquei o link. É esse daqui http://www.efe.cl/link.cgi/.
    Como eu escrevi, ele não chega até Pucon, mas a uma cidadezinha chamada Chillan. Não é um trem romântico ein? Cuidado com as expectativas rs! Porque na verdade, dentro, ele parece até um ônibus de viagem. Boa sorte! Eu amei essa viagem pelo Chile! Se você conseguir esticar, as paisagens em Puerto Varas são lindas também!

  3. Anônimo says:

    Obrigada Luciana.
    Hahaha... pode deixar, não criei expectativas qto ao trem, rsrs...
    Ficaremos 4 dias no Chile e 4 em Pucón.
    Muito obrigada.
    Bjkss...
    Ana.

  4. Anônimo says:

    Luciana, adorei as dicas. Quero muito ir com uma amiga agora em Setembro e estava em duvida se iria de santiago a Temuco de avião, mas acho que vou seguir sua sugestão a respeito de trem e ônibus.
    Grata
    Célia

  5. Anônimo says:

    Oi Luciana! Estou planejando ir a Pucón no inverno e de longe seu blog foi o melhor artigo que li sobre a cidade no inverno. Vc foi em qual mês do ano? Quero muito tentar esquiar mas como vc mesma disse chove muito no inverno, sabe qual o melhor mês para aproveitar a estação de sky? E é possível subir o vulcão Villarica no inverno? Agradeço desde já as dicas!
    Flávia

  6. Luciana says:

    Flávia, que bom que gostou do post! Como eu escrevi no texto, fui no mês de julho, alto inverno. Se você quer esquiar, tem que ir no inverno. Chove muito o ano todo, como eu disse. É uma questão de sorte pegar dias de sol. Durante todo o ano é possível subir no vulcão, mas precisa de um excelente preparo físico. Vimos muitos grupos desistentes no meio do caminho! A estação de esqui fica nos pés do vulcão, então você poderá conhecê-lo sem precisar subir até o topo. Avalie o seu preparo físico antes de investir tempo e dinheiro nisso.

  7. Anônimo says:

    Ok Luciana! Muito obrigada pelas informações, vi o vídeo de um grupo que levou 6h30 para subir até o topo no inverno. Costumo fazer muitas trilhas aqui no Brasil mas sei q na neve é bem diferente, mas quero tentar! Depois te conto! ;)

  8. Luciana says:

    Que legal Flavia! Boa sorte! As paisagens valerão a pena o esforço, com certeza!

  9. Unknown says:

    Olá Luciana, estou indo para Pucón em agosto com minha esposa. Você recomenda o "tour pela zona" no inverno? E é possível saber com antecedência se a estação de esqui está aberta? Abraço.

  10. Luciana says:

    Gabriel, eu fiz o passeio no inverno e gostei bastante! Sobre a estação estar aberta, você fica sabendo um ou dois dias antes, quando combina o passeio.

  11. Clau says:

    Olá Luciana,
    Adorei as suas dicas , estamos com passagem comprada para dia 21/07/2014 e já estamos começando a sonhar com nossos passeios. Sei que ainda tá longe , mas adoramos planejar com muita antecêdencia e buscar dicas de quem já foi.
    Gostaria de saber sobre o deslocamento do Aeroporto de Santiago para pegar o Trem para Chillan, vc sabe de onde sai o trem?E quanto ao onibus que devemos pegar para Pucon, tem acesso fácil ? Estive lendo também que essas passagens só consegue comprar com 1 mes de antecedencia vc sabe me dizer se isso é correto?
    Desde já agradeço
    Claudia

  12. Anônimo says:

    Olá, Luciana
    Nós vamos ficar 4 dias em Santiago e 4 dias em Pucon no começo de novembro, sabe se vamos encontrar neve nas montanhas?

    E em Santiago, estou em duvida se fico hospedada no Centro ou no bairro Providencia. Pode me ajudar?

    Obrigada!

    Ass. Fernanda

  13. Anônimo says:

    Pessoal

    Recomendo ir a Pucón, a cidade é ótima com muitas opções de passeios. A subida ao vulcão é muito legal !!!. Os preços são acessíveis e as pessoas bastante atenciosas com os turistas.
    Cheguei de lá semana passada e quero voltar.

    Boa viagem a todos

  14. Unknown says:

    Dica de Viagem Excelente!!

  15. Unknown says:

    No início de junho seria viável alugar um veículo para ir de Temuco até Pucon?

  16. Unknown says:

    Olá Luciana.Amei as dicas. Poderia me informar se no inverno em Pucon também é legal ver os lagos da região? Estou planejando minha viajem para Junho, e não sei como vão estar os lagos nessa época. Agradeço a atenção. Abraços.

Leave a Reply