Um casal de amigos esteve em NY e decidiu que não iria gastar com taxi para ir do hotel em Manhattan para o aeroporto JFK. 
Como eu só conhecia histórias de pessoas que tinham feito o contrário (e estavam com pouca bagagem), fiquei curiosa para saber como foi a experiência e pedi para eles escreverem para publicar no blog.
Obrigada Cris e Gabi! 
..................................................................................
"Que New York tem um excelente sistema de transporte público todos sabem, mas talvez o que poucos saibam é que é possível (e também muito simples) ir até o aeroporto John F. Kennedy de metrô.
Ainda no Brasil pesquisamos qual seria a melhor forma de transporte entre aeroporto – hotel – aeroporto. São diversas opções disponíveis, desde shuttles, ônibus expressos, táxis e metrô. Como nos hospedamos em Wall Street, bem próximo a várias linhas de metrô, decidimos que faríamos o trajeto de metrô.



Do aeroporto para o hotel...

  • No aeroporto Kennedy existe o Airtrain que faz a interligação dos terminais (são 8 no total) e que leva os passageiros até o metrô. 
  • O Airtrain tem 2 linhas: a primeira, leva até a estação Jamaica Center do metrô (linhas J, Z e E); a segunda, até Howard Beach (linha A). A linha E (azul) é a melhor opção para quem vai para Uptown;  se você vai se hospedar na parte sul da ilha (Downtown) então prefira a linha A (azul).
  • O valor da passagem do Airtrain é de US$ 5 dólares por pessoa (janeiro de 2011) e você não paga ao embarcar, mas sim quando desembarcar no seu destino final. Tivemos um pouco de dificuldades para descobrir isso porque não encontramos nenhum funcionário para dar informações. Como não vimos nenhuma catraca, deduzimos que o pagamento seria feito no desembarque, mas é normal ficarmos com aquela sensação de que estamos fazendo coisa errada e que, a qualquer momento, vai aparecer um funcionário e pedir o ticket de embarque. Não se preocupe: é assim que funciona! A lógica é a seguinte: imagine que você está aguardando seu voo e precise circular até outro terminal, encontrar um amigo ou qualquer outra situação do tipo, você não pagará pela utilização do Airtrain até sair do aeroporto. 

  • No destino final do Airtrain existem máquinas onde se pode comprar os tickets, mas caso precise efetuar o pagamento em dinheiro, você pode fazê-lo direto para uma funcionária devidamente identificada. Esta opção é fundamental, sobretudo porque você provavelmente ainda não terá dinheiro trocado quando chegar na cidade, uma vez que está iniciando sua viagem, e estas máquinas só devolvem troco até determinada quantia.
  • É possível pagar com o cartão de metrô, desde que ele não seja do tipo “corridas ilimitadas” (Unlimited Rides), este tipo de cartão não é aceito.
  • O Airtrain e o metrô são interligados, então logo ao passar pela catraca do Airtrain, você verá  as catracas do metrô. Ao contrário do Airtrain, no metrô você deve pagar antes de utilizar, então este é o momento de comprar o cartão ou ticket, seja qual for sua opção. 
  • Ao passar pelas catracas, você descerá as escadas rolantes até a plataforma do metrô. Existe a possibilidade também de descer pelo elevador, caso esteja com muitas malas. Nossa ida foi super tranquila, até porque estávamos apenas com uma mala grande.

Do hotel para o aeroporto...
  • Para ir do hotel para o aeroporto, os problemas começaram já no acesso ao metrô, pois a estação mais próxima, praticamente na esquina do hotel, era da linha 2. Como precisávamos embarcar na linha A (azul) tivemos que caminhar por cerca de 200 metros até a estação Fulton St. Pode parecer uma curta distância, mas com 3 malas grandes, 2 pequenas e 2 mochilas a sensação é de que a distância foi bem maior. 
  • Chegando na estação do metrô, mais um problema: nem todas as estações possuem elevadores disponíveis, então tivemos que descer 3 lances de escada até a catraca. Aconselho você a descobrir esses detalhes com antecedência, pois ajudará a se preparar para o que terá de enfrentar e ponderar se realmente valerá a pena. 
  • Nas catracas, mais um problema: nessa estação elas eram altas, do tipo roletas... parecidas com as dos trens daqui do Brasil. Sem chance das malas passarem por ali, então lembramos da porta de emergência que muitos nova iorquinos utilizam quando estão com pressa de sair da estação e não querem aguardar a fila das catracas.
  • Utilizamos a porta de emergência para passar com as malas. Ela fica destravada, mas não se assuste que, ao abri-la, tocará uma sirene alertando os funcionários que alguém passou por esta porta. Não tivemos problemas com relação a isso: passamos com as malas, voltamos e passamos pela roleta normalmente.
  • Pegamos as malas e seguimos mais 3 lances de escadas até a plataforma de embarque. Infelizmente, esta estação também não possui escadas rolantes neste trecho. Esta parte foi bem cansativa, considero o único transtorno pra quem decidir ir até o aeroporto de metrô. Claro que estas dificuldades foram peculiares à minha estação de metrô. Certamente você contará com uma estrutura melhor em outras estações, o que facilitará sua vida.
  • Uma vez na plataforma de embarque do metrô, você não terá mais trabalho: a estação Howard Beach que dá acesso ao Airtrain tem elevadores, escadas rolantes e uma grande estrutura disponível!   
  • No metrô não há locais especiais para acomodar as bagagens, mas como não estava muito cheio foi fácil encontrar espaço. Já o Airtrain está mais preparado para acomodar as bagagens. 
  • Quando desembarcar do Airtrain, já dentro do seu terminal do aeroporto, você terá grandes esteiras rolantes disponíveis que lhe levarão até praticamente o balcão de checkin. 
  • O meu tempo de viagem de metrô foi de aproximadamente 50 minutos. No Airtrain gasta-se cerca de 10 minutos, variando conforme a distância até o seu terminal de embarque.

Se considerarmos o tempo de viagem relativamente curto e o baixo custo  (provavelmente o valor de um táxi não sairia por menos de 60 dólares) considero esta uma excelente opção de transporte para quem precisa chegar ao aeroporto Kennedy."


Consulte no mapa do metrô a estação mais próxima do seu hotel.

Acesse o site do aeroporto para outras informações.

18 Responses so far.

  1. Gostei!!! Parabéns Cris e Gabi! Quanto que a Lu pagou para vocês??? rs
    Agora vou ter que voltar lá para ver se está tudo certo e se funciona mesmo hahaha

  2. rsrsrs Que nada Ed, foi um prazer poder contribuir de alguma forma para o blog da Lú. Como diria um amigo meu, o blog está sensacional !!!!

  3. Unknown says:

    Êh Lu que chiques! Estamos no seu blog!!! Uhu!!
    Gente como é bom ter uma amiga chique!
    hehehehe... Isso que é bom Ed, temos q voltar para conferir todas as dicas do blog!!

  4. Danielle says:

    Vou eu e 3 crianças, 2 com 12 anos e 1 de 5 anos. Estou em duvida de vou do aeroporto para Manhattan de metro ou de taxi. O preço total acho q compensa eu ir de taxi, o q vcs acham?
    Obrigada pelas dicas...Danielle

  5. Luciana says:

    Danielle, eu não usaria o metrô se estivesse com três crianças e malas por causa do transtorno e cansaço. De taxi do JFK até os arredores da Times Square você gastará cerca de $65. De Shuttle, $17 por pessoa (não sei informar se crianças pagam um valor reduzido).

  6. Anônimo says:

    pessoal, para quem vai em 5 pessoas qual a melhor solucao? tem algum taxi que caiba 5 pessoas? ou temos que pegar 2 taxis?

  7. Luciana says:

    Eu consideraria a opção de pegar Shuttle, pois o valor seria de cerca de $90, enquanto os 2 taxis custariam por volta de $130. Imagino que um taxi comum não queira acomodar todos vocês e todas as malas. De qualquer forma, o conselho que eu posso dar é esse: mande um email para o seu hotel com essa pergunta. Normalmente eles são bem prestativos e atenciosos em responder. Depois, se puder, passe aqui novamente para contar como resolveu.

  8. Anônimo says:

    Olá estou indo para Londres dia 31 porem mau aviao vai fazer conexao em New York. chego ás 7 da manhã e o aviao só vai sair ás 19h, já tenho autorização para etrar nos Estados Unidos por conta do meu passaporte Europeu. Levando em consideração que eu entendo bem pouco de Ingles, vc acha que dá pra eu ir conhecer Manhattam? goataria de pagar um metro, e fazer umas comprinhas porem tirando as 3 horas qu eue tenho que chegar com antecedencia e mais 1 hora pra chegar e voltar deve me restar umas 3 horas de passeio. Me ajude? vc acha complicado pra voltar de manhattam para o aeroporto J.F.K.

  9. Anônimo says:

    Ah! fora o valor gasto ser menor o que é ótimo meu problema principal é o tempo, tenho medo de pegar transito na volta, ou nao conseguir achar um taxi.

  10. Luciana says:

    Juliana, nos meus cálculos você terá umas 5 ou 6 horas para passear. Escolha uma área da cidade para bater perna, sem a pretensão de ver muita coisa em um dia só. A cidade é bem servida de metrô, você não terá grandes problemas para deslocar-se entre o aeroporto e qualquer lugar que escolha ir. Se for comprar, o melhor seria definir as lojas que quer ir e ver o que tem próximo para conhecer. Se não fala inglês, leve tudo anotado. Eu fiz um post sobre isso.

  11. Anônimo says:

    Como faço para localizar o airtrain no aeroporto JFK ?? onde fica ??

  12. Luciana says:

    Eu me guiei pelas placas do metrô dentro do aeroporto. Elas me levaram até o Airtrain.

  13. Anônimo says:

    O meu voo chega em Ny no Jfk por volta das 11:55 PM, será que seria perigoso ir de metro? ou melhor pegar um taxi?
    Obrigada Lu

  14. Luciana says:

    Tudo depende de em que região está o seu hotel, se está próximo ou não da estação de metrô, se você estará com pouca ou muita bagagem... Além disso, algumas estações de metrô não funcionam esse horário. Eu pegaria um Shutle se estivesse em até 2 pessoas, ou um taxi se o meu grupo fosse maior. Você sairá do aeroporto depois das 00h30, chegará em Manhatam quase 2h... Tem economias que não compensam nas férias, você não acha?

  15. Anônimo says:

    Eu recomendo o ônibus http://www.nycairporter.com, seus US $ 16 apenas do Aeroporto JFK!

  16. Anônimo says:

    Nossa, Parabéns!
    Maravilhosa matérias, com fotos e tudo. Fui em Fev/2000 e fiz tudo de metrô e foi maravilhoso. E como ia passar uma semana lá, comprei um ticket de uma semana e perambulei muito em NY. O metrô é ótimo.
    Abraço!

  17. Sam says:

    Olá, muito bom ter achado esse blog. Parabéns!
    Agora em setembro, estou indo para Londres e na volta, terei uma escala no JFK de 7 horas, pelo post da Juliana já vi que dá para dar uma volta em Manhattan, tenho visto americano, apesar de ainda não ter utilizado, como funciona a imigração? Terei que fazer nos EUA somente se sair do aeroporto ou independe? É muito demorada como em alguns países da América do Sul? Também não manjo muito inglês, são muitas perguntas ou no caso de estar por lá só na espera da escala é mais tranquilo?
    Grato.

  18. Anônimo says:

    Oi, tudo bem? Adorei o blog! Parabéns!
    Tenho uma dúvida: qual o custo total para pegar o AirTrain+Metro? Pelo que entendi são 5,00 do AirTrain + o valor da passagem de metro (pretendo comprar o metrocard, ou seja, 31,00). É isso?
    Na volta a mesma coisa: usa meu metrocard e pago mais 5,00 pelo Airtrain, correto?
    Agradeço muito a a ajuda. Grande abraço!

Leave a Reply