Saber como telefonar quando se está fora do Brasil é uma informação sempre útil, até mesmo para aqueles que curtem romper qualquer comunicação com parentes e amigos durante as férias.
Na nossa última viagem, alugamos um carro e ele descarregou a bateria num fim de tarde. A nossa sorte é que estávamos num estacionamento e havia um orelhão ali por perto, mas confesso que na mesma hora pensamos o que seria de nós se estivéssemos dirigindo no meio da madrugada ou em algum lugar deserto ou perigoso! 
Existem muitas formas de fazer ligações nos EUA: você pode adquirir um cartão pré-pago de ligações, comprar um celular "descartável", utilizar moedas em orelhões, usar o skype através do celular ou computador...


Cartão telefônico
Os cartões telefônicos podem ser adquiridos em postos de gasolina, supermercados ou lojas de conveniência dos hotéis por $5 (valores de 2011) ou mais, dependendo da marca e da quantidade de minutos disponibilizados. O ideal é informar-se com o atendente qual é a melhor opção para você.
O primeiro erro dos brasileiros que compram esse cartão é achar que ele deve ser inserido no orelhão. Na verdade, existe uma central tefefônica para a qual você liga gratuitamente e informa o código do seu cartão antes de fazer a ligação interurbana ou internacional tarifada. 
Vou colocar como exemplo o cartão de compramos:
No verso do cartão é possível perceber que há diversas informações e uma espécie de "passo-a-passo" de como fazer uma ligação. A primeira coisa que deve ser feita é raspar a área cinza em que está escondido o código do cartão. Nesse modelo, esse código é composto por 11 números.
  • Passo 1 - Ligue para a central telefônica. Esse cartão que eu comprei é da Flórida e, por isso, mostra que as outras cidades da região tem centrais telefônicas próprias. Para ligações para fora do Estado, inclusive as internacionais, ele disponibiliza um número único (1-800-581-0259). Cada marca de cartão tem um número, ok? 
  • Passo 2 - informe (teclando) o seu PIN Number, que é esse código que você raspou. 
  • Passo 3 - Tecle o número 1 se for fazer ligações dentro dos EUA ou para o Canadá e Caribe; tecle 011 para outros países (é o caso do Brasil). 
  • Passo 4 - Tecle o código do país e da cidade. Por exemplo, Rio de Janeiro: 55 + 021
  • Passo 5 - por fim, coloque o número do telefone!
  • No cartão vem anexada informações sobre as tarifas. Leia com atenção, para aproveitar ao máximo o seu crédito. Nós, por exemplo, demoramos para perceber que custava mais caro usar esse cartão a partir de um orelhão do que do telefone do quarto, porque ele cobra uma pequena taxa (uns $0,50) em ligações a partir de orelhão.


Celular "descartável"
Em algumas lojas de celulares e grandes supermercados você poderá adquirir um celular pré-pago sem precisar formalizar um contrato de compra, ou seja, não necessitará declarar qualquer endereço de moradia nos EUA.
Muitas pessoas chamam esses celulares de descartáveis porque, após 30 dias sem usá-lo, a linha é cancelada. É claro que você poderá aproveitar o aparelho para usá-lo no Brasil, mas muitos turistas jogam fora mesmo, para não ter problemas na Receita Federal, uma vez que você só poderá ter na sua bagagem apenas 1 celular por pessoa sem precisar declará-lo e incluí-lo na cota de $500.
Existem muitos modelos, mas vou explicar especialmente o que eu tive acesso e informações, ok? Chama-se "go phone" e é da empresa AT&T. Certifique-se de que o modelo que você vai comprar é o "no contract". 
O aparelho mais barato custa $14,99 (valores de 2011) e já vem com um crédito de poucos minutos. Você pode comprar na mesma loja os cartões com crédito, que custam no mínimo $4. 
Dentro da embalagem vem as instruções de como ativar o celular, algumas com tradução para espanhol, o que facilita bastante!
Outras marcas que ofecerem o mesmo tipo de serviço e foram indicadas por viajantes (confirme com o atendente da loja antes de comprar): Virgin Mobile, Net10, Verizon etc.
Esse celular é uma opção bastante interessante para quem está em grupo e precisa comunicar-se ou para quem aluga um carro para percorrer grandes distâncias ou lugares inóspitos. Eu já li que algumas pessoas aproveitam para instalar o skype no celular e fazer ligações internacionais em locais onde a internet é gratuita (lojas, shoppings, alguns cafés e restaurantes). Também é bom para quem pretende receber ligações e precisa ter um número de telefone para ser encontrado a qualquer hora do dia.


Skype
A forma mais econômica de falar com o Brasil, na minha opinião, é através do Skype. Você precisará, no entanto, estar com um computador ou celular com acesso à internet durante a sua viagem para fazer as ligações. Reservar um hotel com internet disponível e gratuita é o ideal, no entanto, instalando o programa no seu celular, você poderá aproveitar a internet gratuita de bares, restaurantes e lojas para telefonar.

As chamadas entre contas do skype são gratuitas. Se ambos estiverem no computador ainda poderão fazer uma vídeo-chamada, o que eu considero bem legal para quem deseja ver (e ser visto) pelos seus familiares, sobretudo os filhos. No Natal, conversamos com toda a nossa família através de vídeo e sem a preocupação de gastar nenhum centavo com as ligações. Foi uma maravilha!
Além disso, você poderá ligar do Skype para um telefone fixo ou celular no Brasil, gastando realmente muito pouco por minuto, basta comprar os créditos pelo site, usando o seu cartão de crédito.
Eu recomendo o serviço! Nunca tivemos nenhum problema nem com o pagamento do crédito e tampouco com o seu uso depois.
Vale ressaltar que é importante um pouco de planejamento antes de viajar, como criar uma conta no skype, adicionar contatos e números de telefones, colocar crédito (caso seja sua intenção telefonar para números fixos ou celulares)... Se você pretende usar o skype apenas do celular, meu conselho é que você já instale o programa aqui no Brasil para testar e ver se funciona direitinho no seu aparelho.

Posts interessantes sobre o assunto:

16 Responses so far.

  1. Eu recomendo comprar um Iphone 4. Ponto.
    Depois você instala o skype... mal necessário, já que ele também é um telefone.. hahaha
    Adotei o post, marida!
    que cabeça!

  2. Luciana says:

    Realmente é uma boa opção para o skype, mas o Iphone não poderá ser usado como celular nos EUA, pois seria necessário contratar um plano. Portanto, não é uma solução para quem precisa telefonar mas está sem internet, como por exemplo dirigindo por rodovias etc.

  3. Muito legal o poste. Uma outra opção seria comprar apenas um chip pré pago no exterior e colocar em seu smartphone que ja utiliza no Brasil, desde que seja desbloqueado. Li em algums blogs gente que faz isso. O Skype tambem é a minha opção preferida, mas um detalhe importante e que poucos lembram é que ele não faz chamadas para serviços de emergência.

  4. Luciana says:

    Cris, se puder procura qual o chip pode ser comprado nesse caso para colocarmos aqui no post. Eu não conheço esse tipo de solução e achei bastante interessante. Pelo que eu entendi quando conversamos com o pessoal nos EUA, só um celular estilo go-phone seria possível mesmo!

  5. Lú, dá sim pra comprar um chip de operadoras la e usar em nossos telefones, desde que sejam desbloqueados e aceitem 3G. Olha neste blog, é recente e explica mais algumas opções que vc não detalhou no seu artigo, pelo menos pra utilizar para ligações locais nos States entre amigos (ao invés de walk-talk), ou mesmo enviar mensagens para o Brasil, acho interessante, e por mais 4.99$ pode-se adicionar plano 3G de 1MB e utilizar o skype no celular:
    http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2011/03/09/como-adquirir-um-celular-pre-pago-nos-estados-unidos/

  6. Luciana says:

    Que legal Cris! Eu gostei mesmo foi de um comentário no post falando do plano da Net10 de $25 com 750 minutos e custo de 0,10 as ligações nacionais (EUA) e 0,15 para o Brasil. Me pareceu a melhor sugestão! Porque esse plano que ela sugere tem que fazer o plano básico primeiro, então ficaria mais ou menos $25 + $4,99 e ainda + $2por dia de uso das mensagens! Para uma viagem de mais de 20 dias acho super caro! Nesse da Net10 nem precisa de tudo isso porque o pacote de minutos é grande!

  7. Luciana says:

    Ah Cris, e ela também sugere para ligações internacionais comprar o cartão telefônico porque o custo da ligação internacional é alto.

  8. Ola tenho varias duvidas. Meu namorado foi para os estados unidos (kansas) e levou um celular da LG desbloquiado 3G e um nextel. O nestel nao esta pegando la, entao gostaria de saber se ele comprar somente o chip da operadora dos EUA colocar no aparelho dele se tem jeito dele fazer ligaçoes aqui pro brasil e mandar mensagem pra cá tambem. esse plano que voces falaram da Net10 de $25 com 750 minutos e custo de 0,10 as ligações nacionais (EUA) e 0,15 para o Brasil, funciona mesmo? e da pra mandar mensagens pra numeros aqui do brasil mesmo? OBRIGADAAAAAAAAAAAAA!!! quem me responder agradeço MUIIITO!!!

  9. Luciana says:

    Jéssica, eu tenho experiência apenas com o cartão pré-pago internacional e o celular Go-phone, que descrevi nesse post. Se eu fosse o seu namorado, instalaria o skype no celular para aproveitar a internet de vários lugares para fazer ligações: é a forma mais barata de se comunicar com o Brasil. Quando estivesse sem internet, usaria o cartão pré-pago internacional. Para colocar um chip no celular, recomendo perguntar no blog Aprendiz de Viajante: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2011/03/09/como-adquirir-um-celular-pre-pago-nos-estados-unidos/

  10. Boa tarde Luciana, esse telefone go-phone daria para ele colocar creditos nele e ligar aqui pro Brasil? e teria como mandar mensagens de la pra cá? obrigada por ter respondidoo!!!!!!!!!

  11. Luciana says:

    Oi Jessica, o Go-phone é um celular pré-pago. Ele poderá comprar o cartão com créditos no mesmo local que adquirir o celular. É possível ligar sim para o Brasil com ele. Eu não perguntei sobre mensagens, mas no site diz que é possível enviá-las. Peça para ele perguntar ao atendente da loja sobre isso e confirmar. Depois conte a experiência de vocês aqui, ok? Assim ajuda outras pessoas

  12. Fernando says:

    Muito bom seu post sobre o cartão telefónico.Vou á florida(Fort Lauderdale e Miami) e ainda não tinha visto um cartão de lá.
    Tenho reparado que sobre os cartões telefónicos existem poucos post's.
    Obrigado

  13. Anônimo says:

    Li que existe a possibilidade de pedir para entregar no hotel um net10 ou um gophone ja pronto para o uso....alguem conhece quem faz este serviço la?

  14. Luciana says:

    Eu só conheço a possibilidade de comprar o cartão pelo ebay (para entregar no Brasil) e você ativa antes de viajar e encaixa no seu telefone (ou compra um telefone lá). As pessoas que usam Iphone optam por isso, porque o aparelho tem mais recursos que os telefones "descartáveis" que são vendidos. Os planos que podem ser comprados variam desde o "pague o que usar", "pague somente no dia que usar" até o "fique à vontade para usar o mês todo". Na hora da compra do cartão você escolhe.

  15. Eu comprei o chip da T-Mobile e paguei $60 com chamada e internet ilimitada, e pretendo comprar novamente esse ano, o único porém é não poder ligar para um numero de celular no Brasil, só fixo, mas com isso utilizo o Viber ou Skype.
    O Viber eu usei antes de comprar o chip, mas como a internet do hotel não era muito boa a ligação caía toda hora!

  16. Anônimo says:

    Recomendo o chip da Ultra Mobile, afiliada da T-Mobile (vendem no Walmart e postos 7-Eleven).

    Por U$39 eles oferecem Internet ilimitada, ligações e mensagens ilimitadas nos EUA.
    Além de chamadas ilimitadas p/ fixos e outros 1.000 minutos p/ chamadas celular no Brasil (e outros 40 países).

Leave a Reply